Busca avançada
Ano de início
Entree

Organizacao anatomica e neuroquimica da inibicao pre-pulso no tronco encefalico: a importancia da materia cinzenta periaquedutal.

Processo: 03/05876-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Luis Fernando Cardenas Parra
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/03705-0 - Neurobiologia do medo e do stress, AP.TEM
Assunto(s):Medo   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Colicolo Inferior | Medo | Sobressalto

Resumo

A estimulação elétrica da matéria cinzenta periaquedutal (MCP), assim como dos colículos inferiores (CI) ocasiona respostas de alerta, congelamento e fuga. A MCP é considerada o principal "output" para o comportamento defensivo, enquanto que o CI tem sido vinculado principalmente ao processamento das informações acústicas de natureza aversiva. A resposta de sobressalto frente a estímulos acústicos, vestibulares ou somatossensoriais repentinos, de elevada intensidade, tem sido utilizada no estudo das reações de medo e ansiedade. O sobressalto pode ser inibido pela apresentação de um estímulo de menor intensidade 30 a 100 ms antes do estímulo efetivo, fenômeno conhecido como inibição pré-pulso. A estimulação elétrica do colículo inferior também ocasiona uma inibição pré-pulso, quando aplicada 30 - 50 ms arites do estímulo desencadeante do sobressalto. Neste trabalho será estudado o papel da MCP dorsal (MCPD) na inibição pré-pulso. Para isso, animais serão implantados com eletrodos de estimulação no núcleo principal do trigêmeo (Pr5, sobressalto somatossensorial) e no CI (inibição pré-pulso) e com cânulas dirigidas à MCPD. O efeito da inativação da MCPD, sobre a resposta de inibição pré-pulso será estudado mediante a aplicação do agonista GABAA muscimol, assim como do inibidor da descarboxilasa do ácido glutâmico semicarbazida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)