Busca avançada
Ano de início
Entree

Índice de equações diferenciais implícitas

Processo: 02/09157-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Soares Ruas
Beneficiário:Lizandro Sanchez Challapa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equações diferenciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indice | Singularidades

Resumo

Uma equação diferencial implícita (EDI) é uma equação do tipo F(x,y,p)=0, onde F é uma função regular e p=dy/dx. Quando F_p(q)=0, a equação pode definir mais de uma direção em pontos perto de q. Um tipo especial de EDI mais estudado são as Equações Diferenciais Binárias (EDB) escritas na forma a(x,y)dy?2+2b(x,y)dxdy+c(x,y)dx?2=0. O estudo qualitativo das EDI e EDB recebeu muita atenção ultimamente. As EDI e as EDB têm aplicações amplas à geometria diferencial e à teoria de controle. Um problema interessante é definir o índice de uma EDI. No caso de uma EDB definida positiva, o índice da EDB é definido como o índice de um campo de direções determinado pela equação. O interesse atual neste índice é usá-lo para demonstrar a conjetura de Carathéodory. Quando o discriminante da EDB consiste em uma curva plana, atualmente não existe nenhuma definição do índice de tal equação. O objetivo do trabalho desta tese de doutorado é procurar uma definição do índice para estas equações e estudar suas propriedades. Na primeira fase, se tratará das EDB, com vista de generalizar os resultados para EDI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHALLAPA, L. S.. Invariants of binary differential equations. JOURNAL OF DYNAMICAL AND CONTROL SYSTEMS, v. 15, n. 2, p. 157-176, . (02/09157-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHALLAPA, Lizandro Sanchez. Índice de equações diferenciais binárias. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.