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Estudo da aquisição de leitura escrita com significado, através do procedimento de discriminação condicional

Processo: 93/04094-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1994
Data de Término da vigência: 20 de fevereiro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Sílvia Regina de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Leitura   Formação de leitores   Crianças   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Criancas Pre Escolares | Equivalencia | Escrita Com Compreensao

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a interdependência da escrita e da leitura. Pretende-se comparar o desempenho de crianças pré-escolares na aquisição de leitura sem escrita com o desempenho na aquisição de escrita sem leitura, utilizando-se o procedimento de emparelhamento por amostra e a formação de classes de equivalência. O trabalho consta de dois estudos. O primeiro pretende ensinar, para um grupo de crianças, relações visuais-visuais, através do emparelhamento de sílaba escrita-construção de respostas por emparelhamento de amostra (AB) (escrita por anagrama), e sílaba escrita-figura (AC), testando em seguida à emergência de relações de equivalência, ou escrita com compreensão (BC e CB). O segundo estudo tem como objetivo ensinar relações auditivo-visuais, para um segundo grupo de crianças pré-escolares, numa reprodução laboratorial de leitura receptiva e entendimento oral, através das relações sílaba falada-sílaba escrita (AB), e sílaba falada-figura (AC). Em seguida, testar-se-á a emergência de relações de equivalência, ou seja, de leitura com compreensão (relações BC e CB). O trabalho se justifica a medida que dados da literatura tem apontado que a formação de equivalência em crianças pode ocorrer mais prontamente quando relações auditivo visuais são utilizadas como parte do treinamento do que quando as relações treinadas são visuais-visuais. Por outro lado, alguns estudos demonstram que, para muitos indivíduos, a leitura e a escrita são tarefas independentes entre si. Se as habilidades requeridas são efetivamente diferentes, então pode-se prever que os desempenhos de crianças em tarefas independentes de leitura e escrita serão comparáveis. No entanto, para que a criança possa escrever com competência, será preciso integrar as duas habilidades nas atividades pré-escolares. A análise dos dados obtidos será realizada intra sujeitos, intra-grupos, e inter-grupos. (AU)

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