Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem e caracterização de novos genes candidatos a marcadores de malignidade em tumores de próstata

Processo: 02/02950-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sergio Verjovski Almeida
Beneficiário:Rodrigo Louro
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07390-0 - Cooperation for Analysis of Gene Expression - CAGE, AP.TEM
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Biomarcadores tumorais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Carcinoma De Prostata | Dna Microarrays | Genoma | Marcadores Tumorais | Paralogos

Resumo

No Brasil as neoplasias malignas são a terceira principal causa de morte, sendo o carcinoma de próstata a segunda maior taxa de morte por câncer em homens. Hoje o estudo de genes não-multados, mas apresentando um padrão de expressão estavelmente alterado em células tumorais, e o estudo de famílias gênicas, são as mais poderosas ferramentas para a compreensão das bases moleculares do câncer e para o aprimoramento dos atuais procedimentos de diagnóstico/prognóstico e tratamento. Essas novas abordagens têm gerado vários candidatos a novos marcadores tumorais. Atualmente, o marcador tumoral mais utilizado no diagnóstico precoce de câncer de próstata é o PSA (antígeno prostático específico), que apresenta várias limitações no seu uso para o propósito de diagnóstico, tornando evidente a necessidade de identificação de novos marcadores moleculares que possibilitem um diagnóstico precoce mais acurado da doença. Assim, esse projeto visa clonar e caracterizar novos genes relacionados ao desenvolvimento ou evolução do câncer de próstata identificados a partir da análise de "microarrays" de cDNA e da análise informática de famílias gênicas envolvidas em câncer. A expectativa é de que alguns dos genes identificados e caracterizados nesse projeto venham a se revelar novos marcadores de diagnóstico e prognóstico, ou eventualmente alvos para o desenvolvimento de novas drogas no tratamento do câncer de próstata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURO, Rodrigo. Identificação e caracterização de transcritos humanos: novas famílias de pequenas GTPases e novos longos RNAs intrônicos não-codificantes. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.