Busca avançada
Ano de início
Entree


Identificação e caracterização de inibidores da enzima glicose-6-fosfato isomerase de Leishmania mexicana

Texto completo
Autor(es):
Sabrina Gondim Ribeiro Mota
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Artur Torres Cordeiro; Andre Luís Berteli Ambrosio; Juliana Helena Costa Smetana; Marcos Vicente de Albuquerque Salles Navarro; Rafael Elias Marques
Orientador: Artur Torres Cordeiro
Resumo

Doença de Chagas e leishmaniose são infecções humanas causadas por protozoários flagelados dos gêneros Trypanosoma e Leishmania, respectivamente. Apesar da gravidade e impacto global, o tratamento destas enfermidades ainda é ímprobo. Todos os medicamentos disponíveis compartilham importantes limitações, principalmente com relação a eficácia e toxicidade, o que destaca a necessidade de se identificar novos candidatos a fármacos. A enzima glicose-6-phosphate isomerase (PGI), também conhecida por fosfoglicose isomerase, é considerada um alvo molecular promissor para o desenvolvimento de fármacos antiparasitários, pois atua em duas vias metabólicas, glicólise e gliconeogênese, ambas essenciais a diferentes estágios do ciclo de vida do parasita. Este trabalho têm como objetivo identificar inibidores da PGI de Leishmania mexicana (LmPGI) com potencial para o desenvolvimento de fármacos antiparasitários. Para isso, um ensaio de triagem em alto desempenho, com leitura de fluorescência, foi estabelecido acoplando-se a atividade da LmPGI com as enzimas glicose-6-fosfato desidrogenase e diaforase. Este ensaio acoplado foi usado para triar 42.720 compostos que compõe as bibliotecas comerciais da ChemBridge e TimTec LLC. Após os ensaios confirmatórios, os inibidores de LmPGI identificados foram testados contras as enzimas homólogas de Trypanosoma cruzi (TcPGI) e humana (HsPGI). Os inibidores aqui relatados são efetivos contra as PGIs de tripanossomatídeos, com valores de IC50 na faixa de baixo micromolar, mas também contra a PGI humana. Uma análise das cavidades presentes na estrutura cristalográfica da LmPGI sugere um possível sítio de ligação para os inibidores identificados que apresentaram mecanismo de inibição misto (AU)

Processo FAPESP: 14/15590-0 - Descoberta de novos inibidores da enzima Glicose-6-fosfato isomerase de Leishmania mexicana.
Beneficiário:Sabrina Gondim Ribeiro Mota
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado