Busca avançada
Ano de início
Entree


Síntese e avaliação de análogos monocetônicos de curcumina como potenciais agentes contra a tuberculose

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Miranda Ayusso
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Katiany Rizzieri Caleffi Ferracioli; Carolina Colombelli Pacca Mazaro
Orientador: Luis Octávio Regasini
Resumo

A tuberculose (TB) é a décima principal causa de morte no mundo. As características morfo-fisiológicas peculiares de Mycobacterium tuberculosis, o principal agente etiológico da TB, e o surgimento de cepas resistentes aos fármacos atuais representam grandes desafios no desenvolvimento de fármacos contra a TB. Os produtos naturais desempenham um importante papel na descoberta de novos fármacos. A curcumina está presente nos rizomas do açafrão e demonstra diversas bioatividades, incluindo antibacteriana. Essa substância apresenta limitações que impedem o seu uso como agente terâpeutico, relacionadas principalmente à subunidade β-dicêtonica de sua estrutura. O objetivo do presente trabalho foi sintetizar e avaliar a atividade anti-TB, a toxicidade e as propriedades farmacocinéticas in silico de análogos monocetônicos de curcumina. Duas séries de análogos de curcumina com a subunidade β-dicêtonica substituída por um grupo monocarbonílico foram sintetizadas. A curcumina e seus análogos foram avaliados contra M. tuberculosis H37Rv. A substituição da subunidade β-dicêtonica por um grupo monocarbonílico e a presença de heteroátomos e do grupo nitro potencializou o efeito antimicobacteriano. As substâncias que demonstraram concentração inibitória mínima para 90% (CIM90) < 85 μM foram submetidas a ensaios de toxicidade contra fibroblastos de pulmão humano MRC-5 e macrófagos murinos J774A.1 para determinação da concentração inibitória para 50% (CI50) e do índice de seletividade (IS). De... (AU)

Processo FAPESP: 17/08383-7 - Preparação e Avaliação Biológica de Derivados de Desidrozingerona como Potenciais Agentes contra a Tuberculose
Beneficiário:Gabriela Miranda Ayusso
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado