Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise estrutural e funcional da região LEE de Escherichia coli enteropatogênica atípica.

Texto completo
Autor(es):
Sérgio Paulo Dejato da Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Waldir Pereira Elias Junior; Tania Aparecida Tardelli Gomes do Amaral; Solange Barros Carbonare; Luis Carlos de Souza Ferreira; Maria Leonor Sarno de Oliveira
Orientador: Waldir Pereira Elias Junior
Resumo

aEPEC é capaz de causar lesão A/E, provocada por proteínas codificadas na região LEE. Foi realizada a análise estrutural e funcional da região LEE de amostras de aEPEC que expressam os padrões ALL, AA e AD, e amostra não aderente (NA). O padrão de adesão característico e capacidade de causar a lesão A/E foram investigados em células epiteliais. As amostras mantiveram o padrão de adesão independentemente da origem da linhagem celular. A lesão A/E foi detectada em algumas linhagens celulares após o contato com as amostras ALL e AD. A presença da região LEE foi detectada intacta e ensaios de PCR em tempo real, microarray e imunodetecção, mostrando a funcionalidade da mesma em todas as amostras. Um plasmídio que expressa a proteína EspFu foi introduzido em todas as 4 amostras, demonstrando não influenciar nos padrões de adesão e nem na capacidade de causar a lesão A/E nas amostras ALL, AA e AD. Mas, a amostra NA expressou o padrão ALL e foi capaz de causar a lesão A/E. Assim, EspFu desempenhou papel na adesão celular além do estabelecimento da lesão A/E in vitro. (AU)

Processo FAPESP: 05/59474-5 - Avaliacao do estado estrutural e funcional da regiao lee de escherichia coli enteropatogenica atipica.
Beneficiário:Sérgio Paulo Dejato da Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado