Busca avançada
Ano de início
Entree


Papel das moléculas PD-1 e PD-L1 na regulação da resposta aguda dos linfócitos T CD4+ e CD8+ à infecção pelo Plasmodium chabaudi.

Texto completo
Autor(es):
Letícia Sarturi Pereira Severi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Regina D'Imperio Lima; Fábio Trindade Maranhão Costa; Ana Paula Lepique
Orientador: Maria Regina D'Imperio Lima
Resumo

A malária é responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano no mundo. As complicações decorrentes da doença, em humanos infectados por parasitas do gênero Plasmodium, parecem estar relacionadas à resposta imune exacerbada à infecção. As moléculas inibitórias, PD-1 e PD-L1 encontram-se expressas em níveis elevados em células T de camundongos na fase aguda da infecção pelo P. chabaudi. Então, o objetivo foi verificar o papel de PD-1 e PD-L1 na ativação e regulação das células T do baço de camundongos na infecção aguda pelo P. chabaudi. Os resultados mostram um aumento na expressão de PD-1 em células T CD4+ e um aumento na expressão de PD-L1 nas células T e B. Vimos o papel regulador de PD-1 e PD-L1 quando houve uma menor proliferação de células T CD4+ que expressam PD-1, estimuladas com anti-CD3; e também, quando observamos redução na produção de IFN-<font face=\"Symbol\">g. Portanto, PD-1 e PD-L1 podem ser importantes para o controle da resposta imune exacerbada durante a fase aguda da infecção, bem como para a geração de resposta específica para a fase crônica. (AU)

Processo FAPESP: 10/13467-6 - Determinação das células ativadas por receptores do tipo Toll produtoras de interferon-gama durante a infecção experimental pelo Trypanosoma Cruzi
Beneficiário:Letícia Sarturi Pereira Severi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado