Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da associação entre hipertensão arterial e diabetes na expressão do Slc2a4/GLUT4 no músculo esquelético, provável participação do sistema nervoso autonômo simpático b-adrenérgico.

Texto completo
Autor(es):
Ana Bárbara Teixeira Alves Wagner
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ubiratan Fabres Machado; Marcelo Augusto Christoffolete; William Tadeu Lara Festuccia; Gisele Giannocco; Márcia Silva Queiroz
Orientador: Ubiratan Fabres Machado
Resumo

Investigamos como a atividade simpática atua na expressão do Slc2a4/GLUT4 em músculo esquelético de ratos normotensos (Wistar) e espontâneamente hipertensos (SHR) diabéticos, tratados com salina, insulina, propranolol e propranolol+insulina. A insulina reduziu a glicemia, glicosúria e volume urinário, aumentou o peso e a expressão do Slc2a4 no sóleo, porém diminuiu a expressão do Slc2a4 no EDL. O propranolol reduziu a pressão caudal dos SHR, não alterou os parâmetros metabólicos, aumentou a expressão do Slc2a4 no EDL, mas reduziu no sóleo somente dos normotensos. O propranolol+insulina mostrou que em sóleo o efeito da insulina foi preponderante, entretanto, no EDL o propranolol atenuou o efeito da insulina. A expressão do Slc2a4 foi maior nos hipertensos (sóleo e EDL), sendo parcialmente acompanhada pela expressão da proteína, com algumas alterações pós-transcricionais ou por Tnfa. Portanto, o comprometimento da expressão do Slc2a4 induzido pelo diabetes é menor em SHR, provavelmente devido à hiper-atividade simpática presente no músculo esquelético. (AU)

Processo FAPESP: 07/54805-9 - Efeito do sistema nervoso autonomo simpatico beta-adrenergico sobre a expressao do gene do glut4 em ratos espontaneamente hipertensos (shr) diabeticos.
Beneficiário:Ana Bárbara Teixeira Alves Wagner
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado