Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudio Miguel da Costa Neto

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos em 1992. Concluiu seu Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo em 1997 sob orientação do Prof. Antonio C. M. Paiva; o qual foi realizado no modelo Sandwich junto à Universidade de Copenhague - Dinamarca (1995-1996), trabalhando no laboratório de Farmacologia Molecular sob orientação do Dr. Thue W. Schwartz. Foi Pesquisador visitante no Collège de France, Paris, França, por 2 anos (2010-2012). É revisor de diversos periódicos internacionais e agências de fomento no Brasil e no exterior. Possui experiência na área de Farmacologia e Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Sinalização celular por GPCRs, Desenho e síntese de novos fármacos, transdução de sinal, ensaios de atividade ou bloqueio de novos fármacos em modelos celulares e animais, e Descoberta e Desenvolvimento de Novos Fármacos. Possui experiência na área de desenvolvimento de novos negócios em startups, planejamento estratégico, e investimentos de capital de risco (Venture Capital). Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; foi Coordenador (2006-2010) e Vice-Coordenador (2012-2014) do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Chefe de Departamento (2014-2016), e em diferentes períodos Coordenador de disciplinas de Bioquímica para o curso de Medicina. Atualmente é Vice-Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa - Cisbi (Centro de Biologia Sistêmica Integrada), Presidente do Conselho Estratégico do Parque Tecnológico SUPERA em Ribeirão Preto, membro do Corpo Editorial dos periódicos PLoS One, Frontiers in Pharmacology - Experimental Pharmacology and Drug Discovery, e Frontiers in Molecular and Structural Endocrinology. Atualmente também é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP/USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Cultura primate 
Primate culture 
Cultura primate 
Cultura primate 
Melanoma mitigado 
Cultura primata 
Melanoma menos severo 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Startup desenha moléculas para tratamento de transtornos mentais, câncer e outras doenças 
Biossensores possibilitam novas abordagens na descoberta de medicamentos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Medicamentos


Publicado em 20 de março de 2018 - Agência FAPESP. Até o dia 23 de março acontece na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP USP) a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Medicamentos. Durante uma semana, 80 estudantes de diversas parte do mundo estarão reunidos para discutir os processos que envolvem desde a descoberta de uma molécula até o novo medicamento chegar ao mercado. Entrevista para a Agência FAPESP, em março de 2018.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: