Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Antonio Pavanello

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Campus de São Bernardo do Campo  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FEI (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica e, entre 04/2010 e 01/2020, exerceu a função de Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário FEI. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Micro/Nanoeletrônica, atuando principalmente nas áreas de caracterização elétrica, modelagem e simulação de dispositivos eletrônicos fabricados em tecnologia CMOS, com especial atenção para a tecnologia silício sobre isolante (SOI). Atua como coordenador e pesquisador em diversos projetos de pesquisa fomentados por agências como FAPESP, CNPq e Capes. Realizou o projeto e a fabricação de um novo transistor MOS em tecnologia SOI, denominado GC SOI MOSFET, voltado a aplicações analógicas, tendo desenvolvido modelo analítico para permitir o projeto de circuitos integrados com essa estrutura, participando das pesquisas sobre sua utilização em altas e baixas temperaturas, além de sua adoção em amplificadores operacionais. Participou da equipe de pesquisadores que fabricou o primeiro transistor tridimensional tipo FinFET no Brasil em 2012. Em 2017, coordenou o desenvolvimento, fabricação e caracterização elétrica do primeiro nanofio transistor MOS utilizando substratos SOI com espessuras nanométricas no país. Recentemente, suas pesquisas têm sido desenvolvidas nas áreas de utilização da engenharia da região de canal dos transistores MOS para aprimoramento de suas propriedades digitais, analógicas e em circuitos analógicos; modelagem e caracterização elétrica de nanofios transistores MOS tridimensionais; eletrônica criogênica e extração de parâmetros elétricos de dispositivos semicondutores. É autor ou co-autor 6 livros e mais de 300 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais. Foi Professor Visitante na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 2008. No período de 02/2007 a 06/2010 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI. Desde 2007 é Distinguished Lecturer e em 2018 foi nomeado para o Compact Modeling Committee da Electron Devices Society (EDS) do IEEE. Em 2019 foi nomeado Editor para área Device and Process Modeling do periódico IEEE Transactions on Electron Devices. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: