Busca avançada
Ano de início
Entree

Wilson Araújo da Silva Junior

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular de Genética Molecular Humana pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), com experiência em Genética Molecular Humana e Médica, atuando principalmente na área de Medicina Genômica voltada ao estudo da base molecular e genética do câncer. Foi professor de Genética Humana do Departamento de Genética da Universidade Federal do Pará (UFPa) (1993-2003). Foi chefe do Departamento de Genética da FMRP/USP no período de 2012 a 2016, e Vice Chefe do Departamento nos períodos de 2009 a 2012 e 2016 a 2020. É o idealizador e coordenador do Ambulatório de Aconselhamento Genético do Câncer do Serviço de Genética Médica do Hospital das Clínicas da FMRP/USP. Também idealizou, organizou e coordenou o Centro de Medicina Genômica do Hospital das Clínicas da FMRP/USP de 2012 a 2020. Foi Diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto para a Pesquisa do Câncer de Guarapuava, Paraná. Instituto que ajudou em seu planejamento e na sua implementação. É membro da Sociedade Brasileira de Genética desde de 1998. É pesquisador principal do Centro de Terapia Celular (CEPID/FAPESP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (INCTC/CNPq). Possui graduação em Ciências Biomédicas pela UFPa (1989), com título de mestrado (1993) e doutorado (1999) em Genética pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e desenvolveu seu Pós-Doutorado no Ludwig Institute for Cancer Research/Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York (USA). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos Análise de sequência de RNA Análise em microsséries Análise genética Análise serial da expressão gênica (SAGE) Biologia Geral Biologia Molecular Biologia computacional Biologia molecular Biomarcadores tumorais Bioquímica Células-tronco mesenquimais Células-tronco Ciências Biológicas Ciências da Saúde Citologia Clínica Médica Controle gênico DNA mitocondrial Diferenciação celular Diversidade genética Efeito Warburg Embriogênese Esclerose múltipla Etiquetas de sequências expressas Expressão gênica Financiamento em saúde Genes homeobox Genética Humana e Médica Genética Molecular e de Microorganismos Genética do câncer Genética médica Genética molecular Genética Genoma Humano do Câncer Genomas Genômica Glioblastoma Hematologia Hipercolesterolemia Imunogenética Imunologia Imunomodulação Imunoterapia adotiva Imunoterapia Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases Instabilidade Institutos de pesquisa Interdisciplinar Linfócitos T Linhagem celular tumoral Medicina Melanoma Metabolismo energético Metabolismo Metástase neoplásica Metástase MicroRNAs Modelagem de sistemas Mutação Nanomedicina Neoplasias de cabeça e pescoço Neoplasias mamárias Neoplasias ovarianas Neoplasias renais Neoplasias Placenta Polimorfismo genético Processamento de dados Processos biológicos Progressão tumoral Proteômica RNA longo não codificante Receptores de LDL Regulação da expressão gênica Sequenciamento de nova geração Síndrome de Rett Síndromes neoplásicas hereditárias Técnicas in vitro Terapia baseada em transplante de células e tecidos Transcriptoma Transcriptômica Transformação celular neoplásica Transplantes
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Cinco CEPIDs financiados pela FAPESP lançam a BIPMed


Publicado em 17 de novembro de 2015 - Agência FAPESP. A "Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed)" é um esforço com o objetivo de implantar a medicina de precisão no Brasil. O primeiro produto lançado pela plataforma foi o banco público de dados genômicos, pioneiro na América Latina. Entrevistas realizadas para a Agência FAPESP, em novembro de 2015.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: