Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Alarcon Steiner

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1999) e doutorado em Ciências Fisiológicas (2002), ambos obtidos junto à Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no St. Joseph?s Hospital & Medical Center (Phoenix, AZ, EUA) de 2002 a 2007, e foi Professor Doutor no Albany College of Pharmacy & Health Sciences (Albany, NY, EUA) de 2007 a 2012. Desde então, vem trabalhando como docente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Associado. Sua pesquisa visa avançar o conhecimento sobre as interações multilaterais entre o sistema imune e os vários sistemas fisiológicos em casos graves de infecções (sepse) e inflamação sistêmica. Seu grupo procura identificar os mecanismos pelos quais esses sistemas cooperam ou competem uns com os outros em diferentes contextos. Muitos, mas nem todos, dos mecanismos cooperativos dependem do sistema nervoso central como um integrador de sinais imunes, fisiológicos e ambientais. Atualmente, os projetos do grupo enquadram-se em três linhas de investigação: (i) Funções tecido-específicas dos macrófagos residentes, com enforque na comunicação entre eles e na sua modulação por mecanismos neuroendócrinos; (ii) Relação custo-benefício da febre e da hipotermia na sepse bacteriana e em infecções fúngicas; (iii) Hemodinâmica do choque séptico. E-mail: asteiner@usp.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: