Resumo
Vinda do professor doutor e pesquisador visitante Christophe Damour para ministrar disciplina de pós-graduação, comunicação em grupo de estudos e palestras. (AU)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professor Associado do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes - Unicamp). Possui Graduação em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG), Mestrado e Doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e Pós-doutorado em Cinema no Departamento de Cinema, TV e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR-ECA/USP).Coordena do grupo de estudos sobre o ator no audiovisual (GEAs - Unicamp) e participa como membro do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC - Unesp/Araraquara) e do Grupo de Pesquisas em Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais (GENECINE - Unicamp), além de pesquisador associado do Laboratório ACCRA/Universidade de Strasbourg (França). Membro da Socine (Associação Brasileira de Pesquisa em Cinema e Audiovisual), da Sepancine (Asociación Mexicana de Teoria y Análisis Cinematográfico) e da SCMS (Society for Cinema and Media Studies). É autor do livro Helena Ignez, actrice experimentale (ACCRA/Univ.de Strasburgo, 2018), em parceria com Sandro de Oliveira, lançado no Brasil em 2021 pelo Sesc Edições. Professor convidado na Ecole Normale Supérieure (ENS-Paris, 2022) e na Universidade de Rennes 2 (Rennes, França). Organizou os livros-catálogos "Douglas Sirk, o príncipe do melodrama (CCBB, 2012) e Cineastas do nosso tempo (CCBB, 2012). De 2011 a 2020, integrou o comitê de seleção e curadoria das Mostras de Cinema de Tiradentes, CineOP e CineBH. Pesquisa Historia e Estética do Cinema Mundial, atuando principalmente nos seguintes temas: história e estética do cinema e do audiovisual, atores de cinema, cinema de gênero (melodrama, musicais, filme noir), trocas culturais entre Europa e Hollywood e cinema e teatro. Foi coordenador associado da graduação em Midialogia (2017-2019), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Multimeios (2019-2023) e é Coordenador Geral da Pós-Graduação do Instituto de Artes, desde 2021. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Vinda do professor doutor e pesquisador visitante Christophe Damour para ministrar disciplina de pós-graduação, comunicação em grupo de estudos e palestras. (AU)
O livro Helena Ignez, atriz experimental pretende ser uma análise estética da atuação da atriz brasileira ligada majoritariamente ao cinema marginal, mas que extrapola sua atuação e influência para outros momentos da historiografia do cinema brasileiro e outras frentes da atuação artística e intelectual (direção de curtas e longas metragens, atuação no teatro, movimento de defesa das mulh…
Visa investigar as implicações formais do trabalho do ator nos meios audiovisuais (cinema e televisão), fazendo uma historiografia das formas de atuação e procedendo a análises estéticas sobre o jogo atoral. Parte-se do princípio que o corpo e a persona do ator entram na composição do processo criativo da obra audiovisual e determinam sua concepção de mise en scène, assim como as escolhas…
Após o período conhecido como Retomada do cinema brasileiro, compreendido entre 1994 e 2003, o cinema brasileiro encontrou uma estrutura de produção estável em comparação aos anos anteriores, o que possibilitou uma renovação de um segmento independente e autoral. O cinema como convencionado naqueles anos, entre a crônica de costumes, as comédias leves, os dramas históricos e o filme de cr…
Este projeto de pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que divide a produção global em centro, semiperiferia e periferia. Em específico, utilizaremos desta perspectiva analítica, formulada por Imannuel Wallerstein e …
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a análise do jogo de ator no cinema brasileiro contemporâneo a partir da indagação sobre as formas de aparecimento de atores e atrizes nesse período, com enfoque na década de 2010, na qual o cinema brasileiro, após significativo desenvolvimento estrutural, ganha força em número e variedade de produções e amplia o diálogo com outras mídias, como tele…
Este projeto de pesquisa de pós-doutorado procura transitar entre as formas de apresentação do corpo humano e os modos de sua espectatorialidade no meio audiovisual. Percorrendo uma concepção expandida de cinema, lidaremos com dispositivos audiovisuais que permitem ao corpo escapar da produção de "efeitos de personagem" e ostentar sua dimensão de presença, isto é, sua irredutível e contin…
Este projeto apresenta as contribuições previstas do estágio de pesquisa na Universidade de Cambridge para a pesquisa de doutorado que realizo no país (FAPESP 21/05701-3). A pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que…
Este projeto apresenta as contribuições previstas do estágio de pesquisa na King's College London para a pesquisa de doutorado que realizo no país (FAPESP 21/05701-3). A pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que div…
O projeto prevê a realização de pesquisa bibliográfica no campo dos estudos atorais em cinema. O estágio será realizado Laboratoire Approches Contemporaines de La Création et Recherche Artistiques da Universidade de Estrasburgo da França sob a supervisão do Prof. Dr. Christophe Damour. Ao qualificar o jogo atoral nos anos 2000 e 2010 em obras pautadas pela verossimilhança e transparência,…
No seu livro Le mélodrame dans le cinéma contemporain, Françoise Zamour propõe uma metodologia de análise para o melodrama a partir da disciplina da história. Sua teoria é de que o melodrama é o gênero privilegiado para tratar do povo como tema e destinatário simultaneamente. Lidando com o difícil e problemático conceito de povo, Zamour recorre ao contexto da Revolução Francesa para propo…
Publicado em 31 de maio de 2019 - Agência FAPESP. O pesquisador Pedro Guimarães, juntamente com seu orientando de doutorado Sandro de Oliveira, publicou recentemente na França o livro "Helena Ignez: actrice experérimentale", editado pela Université de Strasbourg, com apoio da FAPESP. O livro investiga a trajetória da atriz e diretora Helena Ignez, cuja obra, fortemente experimental e inovadora, é referência do cinema brasileiro.