Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificacao da intensidade de sinal de ressonancia magnetica em hipocampos de pacientes com epilepsia de lobo temporal familiar.

Processo: 00/05252-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Ana Carolina Coan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteracao De Sinal Hipocampal | Cpc | Elt | Elt Familiar | Emt | Ressonancia Magnetica

Resumo

A epilepsia de lobo temporal (ELT) é a mais freqüente epilepsia parcial em adultos, com alta correlação com esclorose mesial temporal (EMT). As crises geralmente têm início na infância, retomando no adulto após período de bom controle ou remissão, tornando-se refratárias em 40% dos casos. O tratamento clínico da ELT é eficaz em apenas 50% dos casos. O tratamento cirúrgico proporciona excelentes resultados em pacientes com crises refratárias, sobretudo quando a neuroimagem revela uma atrofia hipocampal. O uso da ressonância magnética (RM) na investigação diagnostica da ELT permite a detecção, in vivo, de alterações estruturais relacionadas com EMT. Também, a análise quantitativa dessas estruturas, através de medidas de volume e sinal, trouxeram maior precisão na determinação de patologia hipocampal. Apesar de inicialmente correlacionada a quadros refratários, a patologia hipocampal tem sido descrita também em pacientes com boa evolução e em casos familiares, incluindo casos de crise única ou remissão espontânea. Esse estudo tem assim por objetivo quantificar a alteração de sinais T1 e T2 nos hipocampos de indivíduos com ELT familiar, bem como correlacionar a presença e o grau de alteração de sinal com volume do hipocampo e variáveis clínicas, como freqüência de crises, idade do paciente, antecedente de convulsão febril e duração da epilepsia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.C. COAN; E. KOBAYASHI; I. LOPES-CENDES; L.M. LI; F. CENDES. Abnormalities of hippocampal signal intensity in patients with familial mesial temporal lobe epilepsy. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 6, p. 827-832, . (99/10702-3, 97/07584-3, 00/05252-8)