Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das operacoes combinadas da desidratacao osmotica a vacuo, defumacao liquida e secagem em files de bonito (sarda sarda).

Processo: 01/07956-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Miriam Dupas Hubinger
Beneficiário:David Vivanco Pezantes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vácuo   Defumação   Secagem   Desidratação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bonito | Defumacao | Desidratacao | Osmotica | Secagem | Vacuo

Resumo

A fabricação de peixe salgado seco e defumado é um processo muito antigo de conservação desse tipo de proteína. No processamento de peixe pelo método tradicional de salga úmida utilizando soluções saturadas de cloreto de sódio a pressão atmosférica (OD: Osmotic dehidration), a entrada de NaCI no músculo de peixe ê favorecida pelo baixo peso molecular do sal ficando limitada a saída de água. Os trabalhos relacionados à técnica de PVDO (Pulsed Vacuum Osmotic Dehidration) indicam melhora no processo de transferência de massa, maior economicidade quando comparado ao uso da pressão atmosférica ou pressão continua de vácuo, além de proporcionar tempos mais curtos para a impregnação de solutos. A aplicação e posterior impregnação da fumaça líquida é favorecida pela alteração da estrutura celular do filé de peixe durante a PVDO. Como com esse método pode-se obter uma concentração de sal e fumaça mais uniforme e, conseqüentemente, uma boa qualidade do produto, na presente proposta de trabalho será feito o estudo das cinéticas e das condições de equilíbrio dos processos de desidratação osmótica a vácuo e de secagem. O objetivo é conhecer aprofundadamente os processos e obter os parâmetros relacionados com estas operações, sendo que estes últimos serão utilizados para o projeto de equipamento e predição da vida útil do produto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÍRIAM D. HUBINGER; DAVID VIVANCO-PEZANTES; LOUISE E. KUROZAWA; PAULO J. A. SOBRAL. Isotermas de dessorção de filé de bonito (Sarda sarda) desidratado osmoticamente e defumado. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 13, n. 3, p. 305-311, . (01/07956-5, 01/13809-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEZANTES, David Vivanco. Estudo das operações combinadas da desidratação osmotica a vacuo: defumação liquida e secagem em files de bonito (sarda sarda). 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.