Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações regionais na morfologia das células epiteliais do intestino médio de larvas de Diatraea saccharalis Fabricius 1974 (Lepidoptera: Pyralidae): estudo em larvas normais e parasitadas pela vespa Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)

Processo: 03/05690-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Elisa Aparecida Gregório
Beneficiário:Daniela de Oliveira Pinheiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos   Diatraea saccharalis   Cotesia flavipes   Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Broca Da Cana | Intestino Medio | Lepidoptera | Morfologia | Parasitoide | Ultraestrutura

Resumo

A Diatraea saccharalis (broca da cana) é um inseto de grande interesse econômico, pois afeta o cultivo e aproveitamento industrial da cana-de-açúcar. Dentre as diferentes regiões do trato digestivo de insetos, o intestino médio-IM (ventrículo ou mesêntero) é a mais longa, atuando na absorção de alimentos e troca de íons, sendo uma das barreiras que garantem a homeostase dos insetos. O objetivo deste trabalho é, primeiramente, caracterizar morfológica, morfométrica e bioquimicamente as diferentes células epiteliais, além da membrana peritrófica, ao longo do IM e nas faces dorsal e ventral, em larvas normais, visando determinar as diferentes regiões morfo-funcionais do IM. Posteriormente, estudaremos o efeito do parasitismo das larvas de D. saccharalis pela vespa Cotesia flavipes (utilizada em seu controle biológico) nestas regiões do IM. O IM de exemplares de larvas de D. saccharalis normais e parasitadas, subdividido nas regiões morfo-funcionais, será processado segundo técnica específica para cada tipo das seguintes análises: ao nível de microscopia de luz (histoquímica, morfometria e determinação de atividade enzimática-SDH e NADH-TR), de microscopia confocal (fluorescência), de microscopia eletrônica de transmissão (convencional e citoquímica-ZIO) e de varredura, além de determinação bioquímica de amilase. Também estudaremos eventuais diferenças na morte celular por apoptose (técnica do TUNEL) ao longo do IM, e o efeito do parasitismo neste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, D. O.; SILVA, M. D.; GREGORIO, E. A.. Mitocôndria nas Células Epiteliais do Intestino Médio da Broca-da-cana Parasitada por Cotesia flavipes. Brazilian Journal of Biology, v. 70, n. 1, p. 163-169, . (03/05690-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)