Busca avançada
Ano de início
Entree

Testosterona e estresse oxidativo em células de musculatura lisa muscular em cultura e vasos sanguíneos isolados de ratos

Processo: 04/15968-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Zuleica Bruno Fortes
Beneficiário:Andréia Zago Chignalia
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Androgenos | Celulas Musculares Lisas | Estresse Oxidativo | Testosterona | Vasos Sanguineos

Resumo

Várias evidências indicam que tanto os andrógenos como os estrógenos desempenham, em ambos os sexos, papéis metabólicos gerais que não estão diretamente relacionados ao processo reprodutivo. Neste sentido, nossos estudos estarão direcionados a avaliar alguns dos efeitos dos andrógenos no sistema cardiovascular, testando a seguinte hipótese: A testosterona é capaz de induzir a formação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em células do sistema cardiovascular, seja pela modulação da atividade/expressão de enzimas e substâncias pró-oxidantes como anti-oxidantes. Os efeitos da testosterona sobre a geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio serão verificados inicialmente em células musculares lisas em cultura e, posteriormente, em tecidos vasculares provenientes de ratos, usando-se vários procedimentos experimentais (cirurgias/tratamentos animais, RT-PCR, Western blot) serão realizados para avaliar aspectos característicos da geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio e da resposta inflamatória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIGNALIA, ANDREIA Z.; OLIVEIRA, MARIA APARECIDA; DEBBAS, VICTOR; DULL, RANDAL O.; LAURINDO, FRANCISCO R. M.; TOUYZ, RHIAN M.; CARVALHO, MARIA HELENA C.; FORTES, ZULEICA B.; TOSTES, RITA C.. Testosterone induces leucocyte migration by NADPH oxidase-driven ROS- and COX2-dependent mechanisms. Clinical Science, v. 129, n. 1, p. 39-48, . (04/15968-1, 04/13796-9)