Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do hormonio liberador de corticotrofina na reacao de defesa organizada na amigdala basolateral e no teto mesencefalico.

Processo: 06/51455-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Karina Di Sicco Genaro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/03705-0 - Neurobiologia do medo e do stress, AP.TEM
Assunto(s):Proteína Fos   Condicionamento do medo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamentos Defensivos | Medo Condicionado | Medo Inato | Proteina Fos | Receptores Crh | Sistema Encefalico Aversivo

Resumo

Estudos têm mostrado a participação do hormônio liberador de corticotrofina (CRH) na modulação dos distúrbios de ansiedade. Embora uma alta concentração deste neuropeptídio e seus receptores (CRH-1 e CRH-2) seja encontrada em estruturas do sistema límbico, não está clara a real participação dos mecanismos CRH no comportamento defensivo elaborado no sistema encefálico aversivo, particularmente pela amígdala basolateral (BLA), substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPD) e colículo inferior (CI), Este projeto tem como proposta avaliar o papel do CRH e seus receptores no BLA, SCPD e Cl em um modelo animal que avalia respostas defensivas de medo inato. Serão administrados o agonista (CRH) e antagonistas de receptores CRH-1 (NBI27914) e CRH-2 (antisauvagina-30) na BLA, SCPD ou CI de camundongos submetidos à bateria de testes de defesa (MDTB). Em uma segunda etapa, investigaremos o envolvimento dos mecanismos CRH, na expressão do medo condicionado à luz. Para isso, serão analisados os efeitos do CRH e do pré-tratamento com NBI27914 ou Antisauvagina-30 no BLA, SCPD ou Cl sobre as respostas de congelamento e de sobressalto potencializado pelo medo. Na seqüência será realizado mapeamento da distribuição da proteína Fos em estruturas encefálicas ativadas por estímulos condicionados de medo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
BORELLI, KARINA GENARO; DEFENSOR, ERWIN B.; BLANCHARD, D. CAROLINE; BLANCHARD, ROBERT J.; GRIEBEL, GUY. . Neuroscience Letters, v. 485, n. 3, p. 241-245, . (06/51455-4)
BORELLI, KARINA G.; BRANDÃO, MARCUS L.. . Hormones and Behavior, v. 53, n. 1, p. 40-50, . (06/06354-5, 06/51455-4)