Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do silenciamento da tirosino-fosfatase shp-2 nas alteracoes fenotipicas dos miocitos cardiacos e coracao de camundongos submetidos a estresse mecanico.

Processo: 06/55920-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Kleber Gomes Franchini
Beneficiário:Talita Miguel Marin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecocardiografia   Interferência de RNA   Cardiomegalia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecocardiograma | Hipertrofia Cardiaca | Mecanotranducao | Quinase De Adesao Focal | Rna Interference

Resumo

Estímulos mecânicos provocados por sobrecargas hemodinâmicas são considerados os principais determinantes das alterações fenotípicas de cardiomiócitos nas doenças cardíacas. Estudos do nosso laboratório indicam que a quinase de adesão focai (FAK), uma tirosina quinase, tem papel fundamental na resposta dos cardiomiócitos ao estiramento e contribui para o controle da expressão gênica inicial em resposta a estímulos mecânicos. Demonstramos que em cardiomiócitos submetidos a estímulos mecânicos a FAK é rapidamente fosforilada em tirosinas e persiste ativada por períodos relativamente longos. Verificamos que a ativação e sustentação da atividade da FAK, nas primeiras horas após o estabelecimento de estimulo mecânico, é modulada pela supressão da atividade basal da tirosino-fosfatasse Shp-2 e que essa supressão determina a expressão de genes associados ao fenótipo hipertrófico em miócitos cardíacos. Estes dados indicam a influência negativa da Shp-2 sobre a atividade da FAK e sua importância no controle da expressão gênica basal em cardiomiócitos. No entanto, é ainda desconhecido o papel das ações da Shp2 sobre a massa e função miocárdicas. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto do silenciamento gênico da Shp2, pelo tratamento com siRNA específico para Shp2, sobre a expressão do programa gênico hipertrófico em miócitos cardíacos e sobre a função e massa do ventrículo esquerdo de camundongos, na presença ou ausência de sobrecargas mecânicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIN, TALITA M.; CLEMENTE, CAROLINA F. M. Z.; SANTOS, ALINE M.; PICARDI, PATY K.; PASCOAL, VINICIUS D. B.; LOPES-CENDES, ISCIA; SAAD, MARIO J. A.; FRANCHINI, KLEBER G.. Shp2 negatively regulates growth in cardiomyocytes by controlling focal adhesion kinase/Src and mTOR pathways. Circulation Research, v. 103, n. 8, p. 813-U90, . (06/55920-3, 04/10167-0, 06/54878-3)
K.G. FRANCHINI; C.F.M.Z. CLEMENTE; T.M. MARIN. Focal adhesion kinase signaling in cardiac hypertrophy and failure. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 1, p. 44-52, . (04/10167-0, 06/54878-3, 06/55920-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)