Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento, caracterização e análise de genes diferencialmente expressos em células tronco tumorais no modelo de câncer de mama

Processo: 08/53972-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mari Cleide Sogayar
Beneficiário:Aline Ramos Maia Lobba
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/10707-7 - Bases moleculares do controle da proliferação celular e origem de neoplasias na era de genômica e proteômica, AP.TEM
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Análise genética   Células-tronco neoplásicas   Resistência a múltiplos medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Mama | Celulas Tronco Tumorais | Resistencia A Multidrogas

Resumo

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comumente detectado em mulheres de todo o mundo. Na maioria das pacientes, a causa da morte se deve, principalmente, à doença metastática que pode se desenvolver a partir do tumor primário. Uma das principais explicações para a progressão da doença é um fenômeno celular, denominado resistência a múltiplas drogas, que ocorre através de proteínas transportadoras de membrana da família ABC. Utilizando marcadores de superfície celular, estudos recentes identificaram sub-populações de células tronco tumorais em tumor mamário. Desde então, o câncer de mama tem sido descrito de acordo com o modelo de células tronco tumorais. Entretanto, a falta de uma caracterização mais específica destas células tem limitado o desenvolvimento de protocolos clínicos. Assim, este trabalho tem como principal foco, elucidar o papel das células tronco tumorais em câncer de mama. Para isto, serão isolados e caracterizados sub-populações de células tronco tumorais, tanto de amostras como de linhagens celulares de câncer de mama, utilizando-se da capacidade celular destas de excluir um corante vital através de transportadores membros da família ABC. Portanto, o desenvolvimento deste trabalho pode levar tanto à elucidação da origem do tumor, como também à identificação de moléculas diferencialmente expressas nestas células. Os conhecimentos gerados poderão abrir caminho para o desenvolvimento de terapias mais eficientes e menos tóxicas para as pacientes portadoras de câncer de mama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA LOBBA, ALINE RAMOS; OLIVEIRA CARREIRA, ANA CLAUDIA; DUTRA CERQUEIRA, OTTO LUIZ; FUJITA, ANDRE; DEOCESANO-PEREIRA, CARLOS; BUENO OSORIO, CYNTHIA APARECIDA; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; RAMESHWAR, PRANELA; SOGAYAR, MARI CLEIDE. High CD90 (THY-1) expression positively correlates with cell transformation and worse prognosis in basal-like breast cancer tumors. PLoS One, v. 13, n. 6, . (08/53972-1)
FORNI, MARIA FERNANDA; MAIA LOBBA, ALINE RAMOS; PEREIRA FERREIRA, ALEXANDRE HAMILTON; SOGAYAR, MARI CLEIDE. Simultaneous Isolation of Three Different Stem Cell Populations from Murine Skin. PLoS One, v. 10, n. 10, . (01/10707-7, 08/53972-1, 06/59199-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOBBA, Aline Ramos Maia. Presença de marcadores de células-tronco em linhagens celulares humanas de câncer de mama: possível valor em diagnóstico, prognóstico e terapía. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.