Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade pré-escolar

Processo: 12/12349-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Caroline Kauffmann Becaro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Desenvolvimento infantil   Transtornos da linguagem infantil   Recém-nascido prematuro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiências do desenvolvimento | desenvolvimento da linguagem | Desenvolvimento Infantil | prematuro | Linguagem

Resumo

A World Health Organization define recém-nascido pré-termo crianças nascidas com idade gestacional abaixo de 37 semanas. A prematuridade é considerada um fator de risco biológico para o desenvolvimento típico infantil. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras (abaixo de 37 semanas gestacional) com crianças típicas de idade (acima de 38 semanas) entre quatro e cinco anos e onze meses, quanto ao desempenho comunicativo e desempenho escolar. Serão avaliadas 40 crianças com prematuridade e 40 crianças nascidas a termo, com desenvolvimento típico, pareadas quanto ao sexo e idade cronológica. Será realizada entrevista com os seus responsáveis e aplicado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras palavras e gestos, com os responsáveis e professores. Os professores responderão ao Protocolo de avaliação do aluno. A avaliação será composta, também por Observação do Comportamento Comunicativo; Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, Teste de Linguagem Infantil ABFW - Parte de Vocabulário e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. Para os procedimentos de análise serão seguidas as normativas previstas nos manuais de cada instrumento. O tratamento estatístico constará de aplicação de diferentes testes, tais como: Teste "t" de Studant, Teste de Mann-Whitney, Teste "t" pareado, Coeficiente de correlação de Spearman e Teste de Wilcoxon, com valores de significância p <0,005. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA; BECARO, CAROLINE KAUFFMAN; BORBA, ALINE CABRAL; MAXIMINO, LUCIANA DE PAULA; ACEITUNO DA COSTA, ALINE ROBERTA; RIBEIRO, CAMILA DA COSTA. Communicative performance and vocabulary domain in preschool preterm infants. Journal of Applied Oral Science, v. 26, . (12/12349-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BECARO, Caroline Kauffmann. Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade pré-escolar. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.