Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulations and solution methods for vehicle routing problems with data uncertainty

Processo: 14/50228-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Acordo de Cooperação: Universidade de Edinburgh
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Pedro Augusto Munari Junior
Pesquisador Responsável no exterior: Jacked Gondzio
Instituição Parceira no exterior: University of Edinburgh, Escócia
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/00939-8 - Métodos Branch-price-and-cut de pontos interiores para variantes do problema de roteamento de veículos, AP.R
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos  Cadeia de suprimentos  Programação estocástica  Otimização robusta  Métodos de pontos interiores  Branch-price-and-cut 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia De Producao

Resumo

O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) tem sido amplamente usado no suporte à tomada de decisão tio gerenciamento da cadeia de suprimentos. Apesar da importância deste problema poucos pesquisadores têm abordado uma característica muito observada: a incerteza dos dados. Por exemplo, tempos de viagem e de serviço, demandas e janelas de tempo podem não ser conhecidas com certeza durante o planejamento. Assim, são dadas por estimativas e podem variar após a decisão ter sido tomada. Para decisões mais realistas, incertezas devem ser consideradas durante o planejamento. Entretanto, as formulações resultantes se tornam consideravelmente mais difíceis de resolver, exigindo o uso de métodos especializados. O propósito deste projeto é desenvolver novas-formulações e métodos de solução exatos para o PRV com incertezas, usando programação estocástica e otimização robusta. Em ambos os caso, resolver as formulações resultantes exige métodos poderosos, que devem explorar características especiais da estrutura da formulação. A novidade desta proposta é combinar o método de pontos interiores com os métodos de geração de colunas e branch-price-and-cut, com o objetivo de melhorar a convergência desses métodos e possibilitar a resolução de problemas de grande porte. Até o momento, não se conhece trabalhos que proponham essa combinação para resolver o PRV com incertezas. Acreditamos que o sucesso deste projeto requer um time com conhecimentos de diferentes áreas, o que justifica esta proposta de cooperação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUNARI, PEDRO; MORENO, ALFREDO; DE LA VEGA, JONATHAN; ALEM, DOUGLAS; GONDZIO, JACEK; MORABITO, REINALDO. The Robust Vehicle Routing Problem with Time Windows: Compact Formulation and Branch-Price-and-Cut Method. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 53, n. 4, p. 1043-1066, . (16/23366-9, 13/07375-0, 15/14582-7, 14/50228-0, 15/26453-7, 16/01860-1)
GONDZIO, JACEK; GONZALEZ-BREVIS, PABLO; MUNARI, PEDRO. Large-scale optimization with the primal-dual column generation method. MATHEMATICAL PROGRAMMING COMPUTATION, v. 8, n. 1, p. 47-82, . (14/50228-0, 14/00939-8)