Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de redes regulatórias metabólicas na inflamação

Processo: 15/25825-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Fernando de Queiroz Cunha
Beneficiário:Melissa Lever
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gene-regulatory network | immune metabolism | inflammation | systems biology | Imunologia

Resumo

O projeto irá utilizar métodos computacionais para identificar novas redes de regulação gênicas(GRNs) que coordenam o metabolismo celular durante respostas imunes. As GRNs vão ser gerados pela integração de interações proteína-proteína oriundas de bancos de dados públicos e dados de RNA-seq e microarrays obtidos de células imunes sob uma variedade de processos inflamatórios. Usando métodos como análises de correlação, as GRNs podem ser inferidas a partir destes conjuntos de dados. Estas GRNs candidatas serão então validadas experimentalmente por membros do laboratório de F. Cunha, a fim de confirmar os genes regulados por fatores de transcrição específicos ou por um receptor relacionado ao sistema imune. Uma vez validadas, um objetivo secundário é combinar GRNs de células imunológicas diferentes, a fim de encontrar motivos comuns das GRNs. Estes motivos podem então ser usados para desenvolver modelos matemáticos que permitam a simulação de dinâmicas de expressão gênica. Previsões fenotípicas do modelo que se mostrem interessantes, tais como oscilações na expressão dos genes, podem ser testadas experimentalmente e o resultado pode ser usado para validar e refinar o modelo. Isto irá permitir a análise quantitativa de como fatores de transcrição e seus alvos controlam o metabolismo celular. Tal entendimento do metabolismo celular é imperativo uma vez que o metabolismo celular controla o destino da célula. Este projeto também oferece oportunidades para terapias que visam modular o metabolismo das células, a fim de dirigir a resposta imune no tratamento de desordens inflamatórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUSSO, PEDRO S. T.; FERREIRA, GUSTAVO R.; CARDOZO, LUCAS E.; BUERGER, MATHEUS C.; ARIAS-CARRASCO, RAUL; MARUYAMA, SANDRA R.; HIRATA, THIAGO D. C.; LIMA, DIOGENES S.; PASSOS, FERNANDO M.; FUKUTANI, KIYOSHI F.; et al. CEMiTool: a Bioconductor package for performing comprehensive modular co-expression analyses. BMC Bioinformatics, v. 19, . (15/25825-8, 13/08216-2, 12/19278-6, 14/19323-7, 14/24162-2, 17/05762-7, 15/20897-0)