Busca avançada
Ano de início
Entree

Gamificando ambientes virtuais de aprendizagem: uma abordagem focada na narrativa e experiência do usuário

Processo: 18/15917-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Paula Toledo Palomino
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ambiente virtual de aprendizagem   Ludificação   Frameworks   Experiência do usuário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construtivismo | Design Instrucional | Framework | gamificação | Informática na Educação | Narrativa | Ensino-Aprendizagem

Resumo

Atualmente, existem vários estudos sobre gamificação aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com o intuito de estimular os alunos a fazerem determinadas tarefas e/ou progredirem no conteúdo. No entanto, muitos são inconclusivos sobre o quanto gamificar um ambiente auxilia ou dificulta nesse processo. Segundo diversas pesquisas, a maior parte dos frameworks para gamificação já desenvolvidos são estruturais (agregando sistemas de pontuação, ranking, etc), com poucos frameworks de conteúdo (onde se aplica elementos e conceitos de jogos no próprio conteúdo a ser explicado). Baseando-se nas mais atuais revisões sistemáticas da área, parte-se da premissa de que não existe nenhum framework narrativo (ou seja, preocupado com o percurso e a experiência do aluno ao aprender), em parte devido à dificuldade de se embutir a narrativa numa plataforma diferente de um jogo. No entanto, devido ao alto potencial engajador que os diferentes tipos de narrativa possuem, acredita-se ser de grande importância o aprofundamento de pesquisas nessa área. Baseando-se nessa premissa, o objetivo deste trabalho é desenvolver, testar e validar um framework para gamificação de conteúdo baseado na narrativa que será experienciada pelo aluno, conforme ele for avançando em seus estudos. Trabalha-se com a hipótese de que, se for possível embutir uma narrativa num ambiente de aprendizagem gamificado de forma sutil, ele será levado a estudar um determinado conteúdo de forma mais engajada, seguindo um fluxo que deverá mantê-lo ao mesmo tempo motivado e focado no conteúdo a ser assimilado. Objetiva-se a utilização da abordagem construtivista para o design desse framework e para tanto, será realizada uma ampla revisão sistemática para embasar a hipótese e delinear os objetivos específicos. Depois disso, buscar-se-á validar essa hipótese, partindo para o design conceitual do framework, seu posterior desenvolvimento, implementação e testes, culminando com a avaliação do experimento em ambiente real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (15)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ANA CLAUDIA GUIMARAES; OLIVEIRA, WILK; HAMARI, JUHO; RODRIGUES, LUIZ; TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; ISOTANI, SEIJI. The relationship between user types and gamification designs. USER MODELING AND USER-ADAPTED INTERACTION, v. 31, n. 5, . (16/02765-2, 20/02801-4, 18/15917-0, 18/07688-1)
RODRIGUES, LUIZ; PEREIRA, FILIPE D.; TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; PESSOA, MARCELA; GALVAO CARVALHO, LEANDRO SILVA; FERNANDES, DAVID; OLIVEIRA, ELAINE H. T.; CRISTEA, I, ALEXANDRA; ISOTANI, SEIJI. amification suffers from the novelty effect but benefits from the familiarization effect: Findings from a longitudinal stud. NTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN HIGHER EDUCATIO, v. 19, n. 1, . (18/15917-0, 13/07375-0)
RODRIGUES, LUIZ; TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; PALOMINO, PAULA TOLEDO; VASSILEVA, JULITA; ISOTANI, SEIJI. Automating Gamification Personalization to the User and Beyond. IEEE TRANSACTIONS ON LEARNING TECHNOLOGIES, v. 15, n. 2, p. 14-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0, 18/07688-1)
TODA, ARMANDO; KLOCK, ANA CAROLINA TOME; PALOMINO, PAULA T.; RODRIGUES, LUIZ; OLIVEIRA, WILK; STEWART, CRAIG; CRISTEA, ALEXANDRA, I; GASPARINI, ISABELA; ISOTANI, SEIJI; KEMCZINSKI, A; et al. GamiCSM: Relating education, culture and gamification - a link between worlds. IHC 2020: PROCEEDINGS OF THE 19TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 10-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1)
RODRIGUES, LUIZ; TODA, ARMANDO; PEREIRA, FILIPE; PALOMINO, PAULA T.; KLOCK, ANA C. T.; PESSOA, MARCELA; OLIVEIRA, DAVID; GASPARINI, ISABELA; TEIXEIRA, ELAINE H.; CRISTEA, ALEXANDRA, I; et al. GARFIELD: A Recommender System to Personalize Gamified Learning. ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION, PT I, v. 13355, p. 7-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0)
RODRIGUES, LUIZ; PEREIRA, FILIPE; TODA, ARMANDO; PALOMINO, PAULA; OLIVEIRA, WILK; PESSOA, MARCELA; CARVALHO, LEANDRO; OLIVEIRA, DAVID; OLIVEIRA, ELAINE; CRISTEA, ALEXANDRA; et al. Are They Learning or Playing? Moderator Conditions of Gamification's Success in Programming Classrooms. ACM TRANSACTIONS ON COMPUTING EDUCATION, v. 22, n. 3, p. 27-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0, 18/07688-1)
PALOMINO, PAULA T.; RODRIGUES, LUIZ; LUZ, ALESSANDRA; TODA, ARMANDO M.; NACKE, LENNART; ISOTANI, SEIJI. Predicting user types with symbolic images: An empirical validation based on two card-sorting studies. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 47, p. 13-pg., . (18/15917-0)
TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; OLIVEIRA, WILK; RODRIGUES, LUIZ; KLOCK, ANA C. T.; GASPARINI, ISABELA; CRISTEA, ALEXANDRA, I; ISOTANI, SEIJI. How to Gamify Learning Systems? An Experience Report using the Design Sprint Method and a Taxonomy for Gamification Elements in Education. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 22, n. 3, p. 14-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; KLOCK, ANA C.; PALOMINO, PAULA T.; PIMENTA, MARCELO; GASPARINI, ISABELA; SHI, LEI; BITTENCOURT, IG; ISOTANI, SEIJI; CRISTEA, ALEXANDRA I.; et al. A Taxonomy of Game Elements for Gamification in Educational Contexts: Proposal and Evaluation. 2019 IEEE 19TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2019), v. N/A, p. 5-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
OLIVEIRA, WILK; HAMARI, JUHO; JOAQUIM, SIVALDO; TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; VASSILEVA, JULITA; ISOTANI, SEIJI. The effects of personalized gamification on students' flow experience, motivation, and enjoyment. SMART LEARNING ENVIRONMENTS, v. 9, n. 1, p. 26-pg., . (18/15917-0, 18/07688-1)
TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; OLIVEIRA, WILK; RODRIGUES, LUIZ; KLOCK, ANA C. T.; GASPARINI, ISABELA; CRISTEA, I, ALEXANDRA; ISOTANI, SEIJI. How to Gamify Learning Systems? An Experience Report using the Design Sprint Method and a Taxonomy for Gamification Elements in Education. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 22, n. 3, p. 47-60, . (16/02765-2, 18/11180-3, 18/15917-0, 18/07688-1)
RODRIGUES, LUIZ; PALOMINO, PAULA T.; TODA, ARMANDO M.; KLOCK, ANA C. T.; PESSOA, MARCELA; PEREIRA, FILIPE D.; OLIVEIRA, ELAINE H. T.; OLIVEIRA, DAVID F.; CRISTEA, ALEXANDRA I.; GASPARINI, ISABELA; et al. How Personalization Affects Motivation in Gamified Review Assessments. INTERNATIONAL JOURNAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION, v. N/A, p. 38-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0)
TODA, ARMANDO; PALOMINO, PAULA T.; RODRIGUES, LUIZ; KLOCK, ANA C. T.; PEREIRA, FILIPE; BORGES, SIMONE; GASPARINI, ISABELA; TEIXEIRA, ELAINE H.; ISOTANI, SEIJI; CRISTEA, ALEXANDRA, I; et al. Gamification Through the Looking Glass - Perceived Biases and Ethical Concerns of Brazilian Teachers. ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION: POSTERS AND LATE BREAKING RESULTS, WORKSHOPS AND TUTORIALS, INDUSTRY AND INNOVATION TRACKS, PRACTITIONERS AND DOCTORAL CONSORTIUM, PT II, v. 13356, p. 4-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0)
PALOMINO, PAULA T.; TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; CRISTEA, ALEXANDRA I.; ISOTANI, SEIJI; CHANG, M; SAMPSON, DG; HUANG, R; GOMES, AS; CHEN, NS; et al. Narrative for gamification in education: why should you care?. 2019 IEEE 19TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2019), v. N/A, p. 3-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
OLIVEIRA, WILK; TODA, ARMANDO; PALOMINO, PAULA; RODRIGUES, LUIZ; ISOTANI, SEIJI; SHI, LEI; ASSOC COMP MACHINERY. Towards Automatic Flow Experience Identification in Educational Systems: A Theory-driven Approach. CHI PLAY'19: EXTENDED ABSTRACTS OF THE ANNUAL SYMPOSIUM ON COMPUTER-HUMAN INTERACTION IN PLAY, v. N/A, p. 8-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PALOMINO, Paula Toledo. Gamificando Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Abordagem focada na Narrativa e Experiência do Usuário. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.