Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos de dicas visuais no desempenho de recontagem de histórias em crianças com desenvolvimento típico

Texto completo
Autor(es):
Sella, Ana Carolina [1] ; Motta Bandini, Carmen Silvia [2, 3] ; Motta Bandini, Heloisa Helena [4, 2] ; Ribeiro, Daniela Mendonca [5] ; Vieira, Hilton Caio [6]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Nebraska Med Ctr, Omaha, NE - USA
[2] Inst Nacl Ciencia & Tecnol Comportamento Cognicao, Brasilia, DF - Brazil
[3] Ctr Univ CESMAC, Maceio, AL - Brazil
[4] Univ Estadual Ciencias Saude Alagoas, Maceio, AL - Brazil
[5] Univ Fed Alagoas, Maceio, AL - Brazil
[6] Fundacao Univ Fed Grande Dourados, Dourados, MS - Brazil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA; v. 28, n. 2, p. 397-403, 2015.
Citações Web of Science: 1
Resumo

Contar e recontar histórias e fatos são repertórios comportamentais constantemente necessários em situações sociais, sejam estas escolares, familiares, ou de lazer. Este estudo buscou avaliar sistematicamente se 11 alunos de primeira série (idades entre seis e sete anos) teriam melhor desempenho em tarefas de recontagem de histórias quando dicas visuais eram apresentadas. As variáveis dependentes foram (a) número de categorias de história inseridas nas tarefas de recontagem e (b) número de palavras recontadas por história. A variável independente foi a apresentação de dicas visuais (figuras) nas tarefas de recontagem. Os resultados indicaram que dicas visuais não resultaram em melhora de desempenho quando o número de categorias de história foi analisado. Também foi verificado que não houve aumento consistente no número de palavras recontadas quando as figuras foram apresentadas. Estudos futuros devem investigar se a reexposição a histórias resultaria em uma mudança significativa no desempenho. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático