Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

Texto completo
Autor(es):
Elenice S Hanna ; Erick Rôso Huber ; Paula Carvalho Natalino
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 32, n. spe 2016.
Resumo

RESUMO O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa. (AU)