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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

Texto completo
Autor(es):
Elenice S Hanna [1] ; Erick Rôso Huber [2] ; Paula Carvalho Natalino [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Brasília. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino - Brasil
[2] Universidade de Brasília. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino - Brasil
[3] Universidade de Brasília. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 32, 2017-03-23.
Resumo

RESUMO O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático