Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Coexpressão relevante de STMN1, MELK e FOXM1 em glioblastoma e revisão do impacto de stmn1 na biologia do câncer

Texto completo
Autor(es):
Fernanda de Oliveira Serachi [1] ; Suely Kazue Nagahashi Marie ; Sueli Mieko Oba-Shinjo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Medicina. Department of Neurology - Brasil
[3] Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Medicina. Department of Neurology - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: MedicalExpress (São Paulo, online); v. 4, n. 5 2017-10-00.
Resumo

OBJETIVO: Analisar as expressões associadas de STMN1, MELK e FOXM1 na procura de alvos alternativos de tratamento em glioblastoma (GBM) e revisar os papeis funcionais relevantes de STMN1 na biologia do câncer. MÉTODO: As expressões de STMN1, MELK e FOXM1 foram estudadas por PCR quantitativo e suas coexpressões foram analisadas em dois coortes independentes de GBM. A revisão dos artigos publicados em revistas indexadas na procura dos aspectos funcionais múltiplos de STMN1 foi conduzida focando-se nos estudos mais recentes discutindo o seu papel em câncer, quimiorresistência e vias de sinalização envolvendo MELK e FOXM1. RESULTADOS: Observou-se expressões associadas significantes de MELK e FOXM1 com STMN1. Adicionalmente, a revisão da literatura salientou a relevância do STMN1 na progressão do câncer. CONCLUSÃO: STMN1 é muito importante nos eventos relacionados ao desenvolvimento e progressão do câncer, como proliferação celular, migração e resistência ao tratamento. Desta forma, STMN1 pode ser um forte alvo terapêutico em um grande número de cânceres humanos. Em GBM, o tumor cerebral mais agressivo, MELK/FOXM1/STMN1 apresentaram significativa associação em suas expressões gênicas, indicando, portanto, MELK e FOXM1 como alvos alternativos para terapia em substituição ao STMN1, que apresenta alta expressão no tecido cerebral normal. Perseverar nos estudos funcionais para o entendimento da via de sinalização do STMN1 é relevante para melhorar os esquemas terapêuticos para câncer. (AU)

Processo FAPESP: 13/02162-8 - Patogênese molecular e caracterização de doenças monogênicas do desenvolvimento: um caminho para a medicina translacional
Beneficiário:Berenice Bilharinho de Mendonça
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 15/03614-5 - Detalhamento funcional do papel de CD99 em astrocitomas
Beneficiário:Sueli Mieko Oba Shinjo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular