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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar

Texto completo
Autor(es):
Wanderlei Abadio de Oliveira [1] ; Jorge Luiz da Silva [2] ; Iara Falleiros Braga [3] ; Claudio Romualdo [4] ; Waldemar Brandão Neto [5] ; Simona Carla Silvia Caravita [6] ; Marta Angélica Iossi Silva [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de Franca - Brasil
[3] Universidade Federal da Paraíba - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[5] Universidade de Pernambuco - Brasil
[6] Università Cattolica del Sacro Cuore. Facoltà di Psicologia - Itália
[7] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. saúde colet.; v. 27, n. 2, p. 158-165, 2019-06-13.
Resumo

Resumo Introdução O bullying escolar representa um fenômeno expressivo no Brasil e no mundo, impactando na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Objetivo Analisar as relações entre as percepções de estudantes sobre bullying escolar e interações familiares. Método Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 55 estudantes. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas na coleta de dados e analisadas segundo a análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.Ti. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Resultados Revelou-se que a) as características individuais, resultantes do processo de desenvolvimento que envolve a família, são os fatores que melhor explicam o bullying; b) as experiências negativas no contexto familiar podem favorecer o envolvimento dos estudantes em situações de bullying; e c) aspectos positivos das famílias podem ser considerados pontos fortes a serem explorados por programas de intervenção. Conclusão Foram identificadas relações entre as percepções acerca do bullying escolar e as interações familiares. A investigação aumenta a compreensão sobre a complexidade do bullying e poderá subsidiar iniciativas de formação de profissionais que atuam na área da saúde e têm as famílias como matriz de ação na atenção primária. (AU)

Processo FAPESP: 14/13062-7 - Relações entre bullying na adolescência e interações familiares: do singular ao plural
Beneficiário:Wanderlei Abadio de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto