Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Marchezini [1] ; Peter Maurice Erna Claessens [2] ; Maria Teresa Carthery-Goulart
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de ABC. Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição - Brasil
[2] Universidade Federal do ABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 34, n. 4 2022-02-02.
Resumo

RESUMO Objetivo Avaliar e caracterizar o comportamento oculomotor durante a leitura de pseudopalavras e palavras do português brasileiro caracterizadas quanto à frequência, extensão e regularidade e verificar sua relação com o desempenho em testes neuropsicológicos. Método 21 alunos universitários com média de idade de 20,9 anos realizaram a Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP) da Bateria Anele, além de testes de fluência verbal e de memória operacional fonológica. Foram estudados os padrões de duração da primeira fixação do olhar no estímulo, duração total das fixações no estímulo e a taxa de refixações (taxa de retornos ao estímulo). Resultados A duração da primeira fixação e a duração total das fixações foram significativamente menores para palavras em relação às pseudopalavras, bem como a duração total das fixações foi menor para palavras frequentes e curtas. Também foram encontradas interações significativas entre o desempenho na fluência verbal e a duração da primeira fixação. Conclusão Nossos resultados demonstram a aplicabilidade do rastreador ocular para avaliar a leitura no nível da palavra no Português Brasileiro. O rastreador ocular pode ser um instrumento adicional na investigação de transtornos de leitura do desenvolvimento e adquiridos, podendo auxiliar na detecção de dificuldades de leitura a partir da análise de diferenças do comportamento oculomotor entre leitores fluentes e não-fluentes. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 19/25795-2 - Avaliação de protocolos de ensino informatizados
Beneficiário:Marcelo Salvador Caetano
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular