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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O Estudo da Superstição nas Ciências do Comportamento: Debatendo Procedimentos Experimentais e Concepções Teóricas

Texto completo
Autor(es):
Natália Santos Marques ; Marcelo Frota Lobato Benvenuti
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychology; v. 25, n. 3, p. 1397-1409, 2017-09-00.
Resumo

Resumo A superstição tem sido analisada nas ciências do comportamento por meio do uso de diversos termos (e.g., superstição, comportamento supersticioso, regras supersticiosas e crenças supersticiosas). Neste artigo, argumenta-se que a diversidade terminológica, bem como na interpretação dos resultados dos estudos sobre superstição se relaciona aos procedimentos experimentais usados para investigar esse tema, ao que cada um desses procedimentos permite concluir sobre relações comportamentais e às concepções sobre o papel atribuído ao comportamento verbal na constituição das superstições. Ainda, argumenta-se que o papel atribuído ao verbal e os procedimentos experimentais escolhidos se baseiam nos pressupostos sobre os efeitos das variáveis ambientais no controle do comportamento, ou seja, se essas variáveis tem um efeito direto ou indireto (mediado) sobre o comportamento. A partir dessas discussões, a ênfase nas relações funcionais existentes entre variáveis ambientais e comportamentais como efeitos diretos das contingências é discutida como um curso de ação alternativa capaz de lidar com os aspectos verbais e não verbais relacionados à superstição. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 11/22216-0 - Ilusão de controle e a seleção do comportamento: o papel das variáveis sociais e culturais
Beneficiário:Marcelo Frota Lobato Benvenuti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular