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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira

Texto completo
Autor(es):
Natalia P. Ghilardi-Lopes [1] ; Marcelo Motokane [2] ; Juliana Imenis Barradas [3] ; Luciana Yokoyama Xavier [4] ; Elisa van Sluys Menck [5] ; Ana Clara Gomes Franco [6] ; Alexander Turra [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC. Centro de Ciências Naturais e Humanas - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
[3] Universidade Federal do ABC. Centro de Ciências Naturais e Humanas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambiente & Sociedade; v. 26, 2023-08-04.
Resumo

Resumo Há grande desconhecimento da ciência sobre o Oceano e uma desconexão entre conhecimento científico e entendimento público sobre este ambiente. Considerando a importância da Cultura Oceânica na sociedade, ilustramos nesse estudo como a complexidade e a transversalidade do Oceano possibilita diálogos e reflexões disciplinares e interdisciplinares nas escolas. Baseado em uma análise documental, o presente trabalho identificou a presença e frequência de relações entre as Competências Específicas (CE) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - Ensino Médio) e os Princípios da Cultura Oceânica, com base em conteúdos das Ciências da Natureza. Foram identificadas relações entre todos os Princípios e todas as CE, favorecidas por aspectos como interdisciplinaridade, fazer científico, dimensão social e complexidade. Considerando o caráter ilustrativo do presente trabalho, enfatizamos a potencialidade do uso do Oceano como tema integrador e a necessidade de processos formativos de educadores e de planejamento de propostas pedagógicas escolares abrangendo o tema. (AU)

Processo FAPESP: 12/03922-3 - Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros.
Beneficiário:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 17/21797-5 - Rumos da gestão de praias no Brasil: em busca da resiliência sócio-ecológica
Beneficiário:Luciana Yokoyama Xavier
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 16/05754-1 - Educação e biodiversidade: produção, validação e avaliação de sequências didáticas investigativas de ecologia
Beneficiário:Marcelo Tadeu Motokane
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular