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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O impacto da ausência do brincar precoce no processo do desenvolvimento psíquico do bebê

Texto completo
Autor(es):
Camila Saboia [1] ; Maria Cristina Machado Kupfer [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia USP; v. 35, 2024-04-19.
Resumo

Resumo A pesquisa teve como objetivo estudar o impacto da ausência do brincar precoce no desenvolvimento psíquico do bebê, quando ele se encontra privado de trocas lúdicas na relação bebê-cuidadora, no contexto das creches. A correlação dos resultados dos instrumentos IRDI, MPPE e AP3 no acompanhamento longitudinal de cinco bebês, dos 8 meses de vida aos 4 anos de idade, apontou que a ausência do brincar precoce resulta no empobrecimento do brincar simbólico e entraves no processo de subjetivação da criança. (AU)

Processo FAPESP: 12/50156-4 - Metodologia irdi - uma intervencao com educadores de creche a partir da psicanalise.
Beneficiário:Maria Cristina Machado Kupfer
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 12/51774-3 - O valor do instrumento IRDI (indicadores clínicos de riscos para o desenvolvimento infantil) na detecção do brincar precoce em crianças de CEIs (centros de educação infantil)
Beneficiário:Camila Saboia de Almada Lima Boulanger
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado