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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos

Texto completo
Autor(es):
Fortuna, Cinira Magali [1] ; Matumoto, Silvia [1] ; Bistafa Pereira, Maria Jose [1] ; Camargo-Borges, Celiane [2] ; Kawata, Lauren Suemi [3, 4] ; Mishima, Silvana Martins [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, WHO Collaborating Ctr Nursing Res Dev, BR-14040902 Ribeirao Preto, SP - Brazil
[2] NHTV Breda Univ Appl Sci, Breda - Netherlands
[3] Ctr Univ Barao Maua, Ribeirao Preto, SP - Brazil
[4] Prefeitura Municipal Ribeirao Preto, Secretaria Municipal Saude, Ribeirao Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21, n. 4, p. 990-997, JUL-AUG 2013.
Citações Web of Science: 0
Resumo

OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora. (AU)

Processo FAPESP: 11/14440-7 - Entrelaçamentos das instituições educação e enfermagem: contribuições da análise institucional
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa
Processo FAPESP: 08/00921-0 - Educação permanente em saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular