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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Henrique Oliveira Henklain [1] ; João dos Santos Carmo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos
[2] Universidade Federal de São Carlos
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 29, n. 3, p. 341-350, 2013-09-00.
Resumo

Foi avaliado se a formação de classes de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe de equivalência ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se, então, o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Não foi observado um padrão homogêneo de melhora após esse ensino. No teste de generalização, os participantes não cometeram erros. Verificou-se que os procedimentos adotados contribuíram para a melhora da eficácia do comportamento de resolver problemas. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 11/16925-8 - Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração
Beneficiário:Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado