Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Henrique Oliveira Henklain ; João dos Santos Carmo
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 29, n. 3, p. 341-350, Set. 2013.
Resumo

Foi avaliado se a formação de classes de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe de equivalência ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se, então, o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Não foi observado um padrão homogêneo de melhora após esse ensino. No teste de generalização, os participantes não cometeram erros. Verificou-se que os procedimentos adotados contribuíram para a melhora da eficácia do comportamento de resolver problemas. (AU)

Processo FAPESP: 11/16925-8 - Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração
Beneficiário:Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado