Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores de crescimento presentes no miocárdio de pacientes com cardiopatia chagásica crônica

Texto completo
Autor(es):
Marcia Martins Reis [1] ; Maria de Lourdes Higuchi [2] ; Vera Demarchi Aiello [3] ; Luiz Alberto Benvenuti [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; v. 33, n. 6, p. 509-518, 2000-12-00.
Resumo

Neste trabalho, quantificamos fatores de crescimento em fragmentos de miocárdio de 19 cardiopatas chagásicos crônicos com insuficiência cardíaca congestiva, através da técnica da imunoperoxidase. Pesquisamos: antígenos de T. cruzi , fatores de crescimento (GM-CSF, TGF-beta1, PDGF-A e PDGF-B) e células inflamatórias (CD4+, CD8+, CD20+ e CD68+). A razão média CD4+/CD8+ foi 0,6 ± 0,3. O número médio de macrófagos (CD68+) foi 5,9±3,1; de células intersticiais PDGF-A+ foi 7,5 ± 4,3; PDGF-B+ 2,9 ± 2,7, TGF-beta1+ 2,2 ± 1,9 e GM-CSF+ 2,3 ± 1,9. A marcação para PDGF-A foi geralmente intensa, ocorrendo também em endotélio, células musculares lisas e sarcolema; não houve correlação dessa positividade com a quantidade de células intersticiais positivas para os mesmos fatores. TGF-beta1 ocorreu em baixa expressão em 100% dos casos. Em conclusão, PDGF-A e B são, provavelmente, os fatores de crescimento mais relacionados às lesões proliferativas na cardiopatia chagásica crônica e, conseqüentemente, à fibrose. GM-CSF e TGF-beta1 estão pouco expressos. Não houve correlação estatisticamente significante entre os fatores de crescimento e a quantidade de parasita. (AU)

Processo FAPESP: 96/01075-7 - Remodelamento nas cardiomiopatias e nas arteriopatias: estudo tridimensional pela microscopia confocal a laser
Beneficiário:Maria de Lourdes Higuchi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular