Advanced search
Start date
Betweenand

Effects of MMP-2 recombinant in atherosclerotic vessels in vitro and evaluation of morphology, function and spread potential to other organs

Grant number: 11/10336-0
Support Opportunities:Regular Research Grants
Start date: September 01, 2011
End date: August 31, 2013
Field of knowledge:Biological Sciences - Biochemistry - Molecular Biology
Principal Investigator:João Paulo Mardegan Issa
Grantee:João Paulo Mardegan Issa
Host Institution: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brazil
Associated researchers:Aline de Azevedo ; Jose Eduardo Tanus dos Santos ; Lusiane Maria Bendhack

Abstract

Atualmente, a aterosclerose é a principal causa de infarto no mundo e a MMP-2 é uma das proteases mais importantes nessa doença, pois está relacionada com ruptura da placas ateroscleróticas. Vários trabalhos na literatura têm demonstrado que inibidores que atuam sobre a MMP-2 são benéficos em doenças cardiovasculares. No entanto, até o presente momento, poucos estudos mostraram os efeitos diretos da ação dessa protease em vasos. Ainda não se sabe, por exemplo, se esta protease deixa o compartimento vascular e se difunde para dentro das paredes dos vasos e para certos órgãos alvo que são tipicamente lesados em doenças cardiovasculares. A presente proposta prevê a clonagem, expressão e purificação do domínio catalítico da Metaloproteinase da Matriz 2 (MMP-2) recombinante humana fusionada com o gene que codifica para o repórter fluorescente GFP (proteína verde fluorescente), com a finalidade de mapear diretamente o destino desta molécula circulante, assim como seu envolvimento em processos de lesão em órgãos alvo em modelos de aterosclerose. Esse projeto prevê dois modelos de aterosclerose. Na primeira etapa, será estudada a atividade proteolítica, função e difusão da MMP-2 recombinante em aortas de coelho com aterosclerose. Na segunda etapa, a MMP-2 será colocada em bombas de infusão, que serão implantadas nos camudongos com aterosclerose (LDLr-/-), sendo assim liberada por 4 semanas. Após este período serão avaliadas as modificações morfológicas e funcionais de artérias, assim como o destino da MMP-2 fluorescente in vivo, principalmente observando-se as artérias, o coração e rim. (AU)

Articles published in Agência FAPESP Newsletter about the research grant:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
G.C. NASCIMENTO; E. RIZZI; R.F. GERLACH; C.R.A. LEITE-PANISSI. Expression of MMP-2 and MMP-9 in the rat trigeminal ganglion during the development of temporomandibular joint inflammation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 46, n. 11, p. 956-967, . (11/10336-0, 09/04430-4)