Advanced search
Start date
Betweenand

Neuronal nitric oxide synthase(nNOS)participation in processes of memory consolidation and reconsolidation of classical aversive conditioning in pigeons

Grant number: 09/13213-7
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Master
Start date: March 01, 2010
End date: February 29, 2012
Field of knowledge:Humanities - Psychology - Physiological Psychology
Principal Investigator:Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Grantee:Larissa Oliveira Melloni de Faria
Host Institution: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brazil

Abstract

O óxido nítrico (NO) é um neurotransmissor não convencional, cuja síntese é mediada pela enzima sintase do óxido nítrico (NOS). Muitos trabalhos experimentais com roedores e aves demonstraram que o bloqueio da isoforma neuronal da NOS (nNOS) interfere em processos de memória. Este estudo investigará o papel da nNOS na consolidação e reconsolidação da memória do condicionamento clássico aversivo em pombos, utilizando o bloqueio da nNOS por 7-nitroindazol (7-NI) e a expressão da nNOS no hipocampo. O Experimento 1 investigará efeitos da administração i.c.v. do 7-NI pós-treino sobre o teste de memória contextual (consolidação) e a expressão protéica da nNOS no hipocampo. Serão utilizados 5 grupos: grupo treino-7-NI (40nmol/0.5µ/l., i.c.v.,; GTr 7-NI, n=8), grupo treino-veículo (GTr V, n=8), grupo treino-não tratado (GTr NT, n=8), grupo contexto-não tratado (GC NT, n=8) e grupo não condicionado-não tratado (grupo manipulação; GM, n=8). No Experimento 2 serão analisados os efeitos do 7-NI sobre o re-teste da memória contextual (reconsolidação) e a expressão protéica da nNOS no hipocampo, usando-se: grupo teste-7-NI (40 nmol/0.5µ/l., i.c.v.; GTt 7-NI, n=8), grupo teste-veículo; GTt V, n=8), grupo teste-não tratado (GTt NT, n=8); grupo contexto-não tratado (GC NT, n=8); grupo não condicionado-não tratado (grupo manipulação; GM, n=8). O tratamento com 7-NI ou veículo será feito imediatamente após o treino ou o teste ao contexto. O treino consistirá numa sessão de 20 min com três pareamentos contexto-choque. O teste e o re-teste consistirão na re-exposição ao contexto do condicionamento por 5 min. O intervalo entre sessões será de 24h. Os GC NTs serão apenas expostos ao contexto e os grupos GMs serão apenas pesados diariamente. As sessões serão gravadas para transcrição e análise comportamental. Findos os testes comportamentais, o tecido hipocampal dos diferentes grupos será processado por imunohistoquímica para a análise da distribuição de células nNOS-positivas e pelo método semi-quantitativo de Western blot para avaliar a expressão protéica da nNOS. Os dados comportamentais e moleculares serão analisados estatisticamente com teste ANOVA, seguido por teste de comparações múltiplas, quando adequado.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
FARIA, Larissa Oliveira Melloni de. Participation of neuronal nitric oxide synthase (nNOS) in consolidation and reconsolidation of classical fear conditioning in pigeons (Columba livia). 2013. Master's Dissertation - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.