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Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização

Processo: 18/23353-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 30 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Supervisor: Tiago Joao Vieira Guerreiro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:18/09430-1 - Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada, BP.MS
Assunto(s):Tecnologia   Informática na educação   Alfabetização   Transtorno do espectro autista   Crianças autistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | autismo | Discrete Trial Training | gamificação | tecnologia | Informática na Educação

Resumo

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento definido por comportamentos repetitivos e restritos e déficits na comunicação e na interação social, prejudicando outras áreas, como a alfabetização. No entanto, estudos que utilizam separadamente Tecnologia, Gamificação e Discrete Trial Training (DTT) têm apresentado resultados promissores no apoio ao desenvolvimento da alfabetização de crianças com autismo. Realizamos uma revisão sistemática da literatura e identificamos a falta de evidências empíricas e estudos sobre a alfabetização que utilizam esses três elementos. Para atingir essa lacuna, propomos no Projeto de Mestrado uma abordagem que relacione Tecnologia, Gamificação e DTT. No programa de estágio, pretendemos aplicar técnicas de acessibilidade e usabilidade em nossa abordagem e verificar o impacto sobre os comportamentos, a concentração e o envolvimento de crianças com autismo no contexto da alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, . (18/23353-0, 18/09430-1)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, v. 30, n. 10, p. 11-pg., . (18/09430-1, 18/23353-0)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIGITAL A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) BR1020210121858 - Universidade de São Paulo (USP) . LAÍZA RIBEIRO SILVA, SEIJI ISOTANI, NASSIM CHAMEL ELIAS - 18 de junho de 2021