Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de ferramentas analíticas de processo na cadeia do cacau

Processo: 23/16840-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Pesquisador responsável:Douglas Fernandes Barbin
Beneficiário:Douglas Fernandes Barbin
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Eva García Martínez ; Izabel Almeida Alves ; Leonardo Fonseca Maciel ; Lidice Almeida Arlego Paraguassu ; Louise Emy Kurozawa ; María del Mar Camacho Vidal ; Nuria Martínez Navarrete ; SERGIO EDUARDO SOARES ; VIVALDO SILVEIRA JUNIOR
Assunto(s):Chocolate  Encapsulação   Espectroscopia NIR  Fermentação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:chocolate | Encapsulacao | Espectroscopia NIR | fermentação | Sensores aplicados

Resumo

O principal desafio da agricultura familiar cooperativista cacaueira na Bahia é a obtenção de amêndoas de cacau para elaboração de chocolates de alta qualidade com maior teor de compostos bioativos, além da valorização dos coprodutos do cacau como a polpa de cacau e o mel de cacau. A indústria mundial de cacau busca amêndoas de qualidade e de origem controlada, além de processos de forma sustentável junto a populações locais, valorizando a rede produtiva e resultando em um chocolate de alta qualidade e produtos inovadores. Por sua vez, a produção de bebidas fermentadas derivadas de polpas de frutas é instigada a, não apenas incorporar frutos típicos regionais em produtos diferenciados, também se estruturar como uma fonte de renda alternativa ao processamento primário dos frutos. Em ambas as situações, os produtores enfrentam vários desafios, em particular, os desafios para se atender e manter os padrões de qualidade exigidos de seus produtos. Em muitos casos, o controle de qualidade de certas etapas dos processos esbarram em limitações técnicas e financeiras em que os equipamentos necessários são caros, de difícil operação, envolvem técnicas destrutivas e com uso de reagentes químicos muitas vezes tóxicos. Fatores como estes são boas justificativas para se propor tecnologias analíticas simples, efetivas, acessíveis e seguras. Considerando os poucos estudos deste tipo de técnica analítica aplicadas à alimentos e bebidas em países emergentes como o Brasil, este projeto se propõe a aplicar tecnologias analíticas rápidas e de baixo custo em diferentes momentos da cadeia produtiva do cacau: na avaliação do grau de fermentação de amêndoas do cacau, na produção de chocolate com incorporação de compostos bioativos de especiarias microencapsuladas e no controle da fermentação alcoólica e vida de prateleira de polpa e mel de cacau. Por meio da predição rápida com informações espectrais, de imagem e de ultrassom, serão avaliados parâmetros como pH, cor, presença de compostos químicos indicadores de qualidade, grau de fermentação, etc. Adicionalmente, será determinada a biodisponibilidade da exposição oral de compostos provenientes do cacau e simular as concentrações plasmáticas consideradas benéficas para o organismo humano. Desta forma, espera-se desenvolver técnicas (e aparatos) que venham contribuir com o aumento da qualidade de diferentes produtos derivados do cacau, que possam ser aplicadas pelos pequenos produtores e que contribuam com o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau ao assegurar maior qualidade dos produtos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, INGRID A.; KAUFMANN, KARINE CRISTINE; BARBON JUNIOR, SYLVIO; NEVES, MARINA G.; VILLA, JAVIER E. L.; BARBIN, DOUGLAS F.. Authentication of coriander oil and adulterant identification using electronic nose and spectroscopic techniques. Food Chemistry, v. 483, p. 10-pg., . (23/16840-0, 19/03812-2, 23/07385-7, 24/15243-0)