Busca avançada
Ano de início
Entree

Como a germinação e a hidrólise enzimática podem afetar as propriedades biológicas e a bioacessibilidade de compostos bioativos em grãos de mostarda?

Processo: 21/12290-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2022 - 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Ruann Janser Soares de Castro
Beneficiário:Ruann Janser Soares de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriano Costa de Camargo ; Marcelo Bispo de Jesus ; Severino Matias de Alencar
Assunto(s):Bioquímica de alimentos  Grãos de mostarda  Germinação  Compostos bioativos  Hidrólise enzimática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compostos bioativos | Germinação | Grãos de mostarda | Hidrólise enzimática | Bioquímica de Alimentos

Resumo

A preocupação com uma dieta prática, conveniente e natural está fortemente presente no cotidiano de pessoas que buscam um estilo de vida saudável. A germinação é uma técnica explorada por diversas pesquisas científicas no sentido de melhorar as características biológicas de grãos e sementes do ponto de vista nutricional e funcional. A facilidade de execução torna esse processo bastante conveniente tanto para pessoas que apresentam dietas restritas e que podem obter produtos germinados de forma caseira quanto para a utilização na indústria, como farinhas que podem ser utilizadas em formulações alimentícias. Assim, o presente projeto propõe a avaliação de diferentes potenciais bioativos de grãos de mostarda nas seguintes configurações: in natura, germinados e hidrolisados por via enzimática. Os grãos de mostarda, processados de acordo com cada via de transformação, serão utilizados para obtenção de extratos e avaliação das suas propriedades antioxidantes, antidiabéticas e anti-hipertensivas. Em sequência, buscando entender o aproveitamento dos compostos bioativos de interesse pelo organismo, e consequentemente a forma de consumo com maiores benefícios, a simulação de digestão in vitro será realizada. As etapas finais do projeto contemplarão a aplicação dos extratos digeridos em células intestinais Caco - 2 para avaliação da atividade antioxidante e citotoxicidade assim como a identificação e quantificação dos compostos bioativos (fenólicos, glicosinolatos e peptídeos) por HPLC-MS/MS e UHPLC-Q-TOF-MS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RASERA, GABRIELA BOSCARIOL; DE MATOS, FRANCIELLE MIRANDA; DE SOUZA SILVA, ANNA PAULA; DE ALENCAR, SEVERINO MATIAS; BRIDI, RAQUEL; COSTA DE CAMARGO, ADRIANO; SOARES DE CASTRO, RUANN JANSER. Germination and its role in phenolic compound bioaccessibility for black mustard grains: A study using INFOGEST protocol. Food Chemistry, v. 413, p. 8-pg., . (21/12290-0)
RASERA, GABRIELA BOSCARIOL; DE CAMARGO, ADRIANO COSTA; DE CASTRO, RUANN JANSER SOARES. Bioaccessibility of phenolic compounds using the standardized INFOGEST protocol: A narrative review. COMPREHENSIVE REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND FOOD SAFETY, v. N/A, p. 27-pg., . (21/12290-0)
RASERA, GABRIELA BOSCARIOL; DE VILHENA ARAUJO, EDER; PEREIRA, ALANA KELYENE; LISZBINSKI, RAQUEL BESTER; PACHECO, GUILHERME; FILL, TAICIA PACHECO; DE JESUS, MARCELO BISPO; DE CASTRO, RUANN JANSER SOARES. Biotransformation of white and black mustard grains through germination and enzymatic hydrolysis revealed important metabolites for antioxidant properties and cytotoxic activity against Caco-2 cells. Food Research International, v. 169, p. 12-pg., . (19/06023-9, 21/12290-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.