Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro de Estudos da Metrópole

Processo: 08/57843-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2009 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Convênio/Acordo: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Eduardo Cesar Leão Marques
Beneficiário:Eduardo Cesar Leão Marques
Instituição-sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03531-7 - Mudança institucional e interações sócio-estatais: uma análise institucionalista dos efeitos das interações entre organizações feministas e o executivo paraguaio, BP.PD
12/04095-3 - Imigração e a cidade: um estudo comparativo acerca da imigração internacional em Mumbai e São Paulo, BP.PD
12/01519-7 - Os partidos políticos fazem diferença? evidências dos municípios brasileiros, BP.PD
11/02403-0 - A centralização decisória no imaginário político brasileiro, BP.PD
09/14768-2 - Competição política, comportamento eleitoral e políticas distributivas no Brasil (1998-2006), BP.PD
Assunto(s):Sociologia urbana  Vida urbana  Mercado de trabalho  Pobreza 

Resumo

O presente documento consolida a proposta de pesquisa, transferência e difusão a ser desenvolvida pelo Centro de Estudos da Metrópole como Instituto Nacional, associado ao CNPq, durante o período 2009/2011 sob as condições do edital 15/2008. O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um programa interinstitucional de pesquisa, criado no ano 2000 a partir de um convênio entre instituições já então bastante consolidadas no país. Ele tem sede no Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (CEBRAP) e recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tendo sido um dos onze projetos selecionados por aquela Fundação em seu programa CEPID - Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, que tem por objetivos aprimorar a capacitação nacional em pesquisa científica e transferência de tecnologia, especialmente para o setor público, e a disseminação do conhecimento junto à sociedade. O CEM dedica-se, neste momento, à finalização de sua segunda fase de pesquisa - a primeira transcorreu entre 2000 e 2005, e a segunda iniciou-se em 2006, estendendo-se até 2008. Durante a primeira fase, tomaram parte das atividades do Centro, além do CEBRAP, a Fundação SEADE, o SESC e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, ligados à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), à Escola de Comunicação e Artes (ECA) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Nesta segunda etapa, incorporaram-se como parceiros a TV Cultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também contamos com um Comitê de Assessoramento Internacional (CAI) composto por pesquisadores de nível internacional que visitam o Centro periodicamente e elaboram relatórios de avaliação para a FAPESP. Considerando-se o grande volume de atividades já desenvolvidas, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto à transferência/disseminação, o presente documento conjuga uma apresentação das questões de pesquisa e dos principais resultados de trabalhos que marcaram a produção do Centro à proposição das atividades que pretendemos desenvolver nos próximos três anos, na condição de um Instituto Nacional. A exposição organiza-se da seguinte forma: a primeira seção consolida um balanço do projeto original da instituição e das modificações por que ele passou; a segunda aponta os principais resultados alcançados nesses anos de trabalho; a terceira traz a proposta de atividades de pesquisa, transferência e difusão para os próximos anos; a quarta expõe o orçamento para elas concebido; a quinta apresenta o cronograma de atividades e metas; a sexta lista a equipe envolvida no projeto e destaca brevemente o perfil dos pesquisadores principais; a sétima consolida a produção do Centro e a oitava, por fim, enumera os suportes financeiros aportados por diferentes instituições parceiras e outras fontes externas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NADYA ARAUJO GUIMARÃES; ANA CAROLINA ANDRADA; MONISE FERNANDES PICANÇO. TRANSITIONING BETWEEN UNIVERSITY AND WORK: UNEQUAL TRAJECTORIES AND AFFIRMATIVE POLICIES. Cad. Pesqui., v. 49, n. 172, p. 284-309, Jun. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.