Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma nova perspectiva terapêutica em cardiologia: tratamento do infarto agudo do miocárdio com metotrexato associado a nanoemulsões lipídicas

Resumo

A doença arterial coronária, cuja complicação clínica mais importante é o infarto agudo de miocárdio (IAM), é a principal causa de mortalidade no ocidente e no Brasil. O IAM é acompanhado de remodelamento cardíaco que frequentemente resulta em insuficiência cardíaca. O processo inflamatório que acompanha o IAM é fator causal no remodelamento cardíaco. O objetivo do presente estudo é investigar o efeito do metotrexato (MTX), agente antiproliferativo e imunossupressor no modelo de IAM induzido em ratos. MTX será testado na sua apresentação comercial ou associado à nanoemulsão lipídica (LDE). Estudos do nosso laboratório mostraram que a LDE (veículo de fármacos), os direciona esses fármacos para o sítio de inflamação e diminui sua toxicidade. Ratos machos Wistar submetidos a ligadura da coronária esquerda ou a cirurgia fictícia serão seguidos por 6 semanas. A ecocardiografia será realizada 24 h após a cirurgia e após as 6 semanas de seguimento, quando os animais serão sacrificados. Amostras de sangue serão coletadas para determinação de hemograma, perfil lipídico e interleucinas plasmáticas. Ensaios imunohistológicos, bioquímicos e de biologia molecular serão realizados em amostras do ventrículo esquerdo, nas regiões infartadas e remotas ao IAM. Estes ensaios possibilitarão avaliar modificações de estrutura e função ventricular, morte celular, processo inflamatório, fibrose miocárdica, expressão e atividade de metaloproteinases, estresse oxidativo e expressão gênica e proteica. Nossa hipótese de trabalho foi corroborada por um estudo-piloto que mostrou melhora significante da função cardíaca avaliada por ecocardiografia. Resultados benéficos do uso do MTX associado à LDE poderão revolucionar as condutas clínicas pós-IAM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POZZI, FERNANDA S.; MARANHAO, RAUL C.; GUEDES, LISSIANE K.; BORBA, EDUARDO F.; LAURINDO, IEDA M. M.; BONFA, ELOISA; VINAGRE, CARMEN G. Plasma kinetics of an LDL-Like non-protein nanoemulsion and transfer of lipids to high-density Lipoprotein (HDL) in patients with rheumatoid arthritis. JOURNAL OF CLINICAL LIPIDOLOGY, v. 9, n. 1, p. 72-80, FEB 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.