Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, caracterização e aplicações de anticorpos específicos para as PKCs ativas

Processo: 15/21786-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Deborah Schechtman
Beneficiário:Deborah Schechtman
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos  Neoplasias mamárias 

Resumo

Dados da literatura sugerem que um dos problemas para se estudar o papel das proteina quinase C (PKC) é o fato de que não existem ferramentas que possam distinguir especificamente as formas inativa das ativas das diferentes isoenzimas das PKCs. Diferentemente de outras quinases como, por exemplo, ERK e JNK em que a ativação das mesmas se dá por fosforilações da alça de ativação. As fosforilações sofridas pelas PKCs clássicas, em particular, fazem parte do processo de maturação/ enovelamento dessas quinases, não se correlacionando com a ativação das mesmas. A ativação completa das cPKCs se dá pela ligação a lipídeos ativadores e mudanças conformacionais que expõem os sítios de interação com o substrato e de ligação ao ATP. Com base nas mudanças conformacionais que ocorrem nas cPKCs perante a ativação das mesmas, nosso grupo desenvolveu anticorpos poli e monoclonais que reconhecem especificamente as cPKCs ativas. No presente projeto, desejamos continuar a caracterização desses anticorpos e, com essas ferramentas inovadoras em mãos, nos propomos a estudar a atividade e interação das cPKCs com seus substratos em uma linhagem de câncer de mama positivas para o receptor de estrogênio (ER+) e triplo negativos e em amostras de pacientes com esses sub-tipos de tumores. Também verificaremos a ativação das cPKCs e em outros modelos, utilizando estes anticorpos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENA, DARLENE A.; DUARTE, MARIANA LEMOS; PRAMIO, DIMITRIUS T.; DEVI, LAKSHMI A.; SCHECHTMAN, DEBORAH. Exploring Morphine-Triggered PKC-Targets and Their Interaction with Signaling Pathways Leading to Pain via TrkA. PROTEOMES, v. 6, n. 4 DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
DE OLIVEIRA, PAULO SERGIO L.; FERRAZ, FELIPE AUGUSTO N.; PENA, DARLENE A.; PRAMIO, DIMITRIUS T.; MORAIS, FELIPE A.; SCHECHTMAN, DEBORAH. Revisiting protein kinase-substrate interactions: Toward therapeutic development. Science Signaling, v. 9, n. 420 MAR 22 2016. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.