Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de margarina probiotica e simbiotica: viabilidade do probiotico no produto e resistencia in vitro.

Processo: 06/54843-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Susana Marta Isay Saad
Beneficiário:Cínthia Hoch Batista de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos   Bifidobacterium   Margarina   Inulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifidobacterium | Inulina | Margarina | Probioticos | Simbiotico

Resumo

O presente projeto tem como objetivo verificar a viabilidade de Bifidobacterium animalis Bb-12 incorporado em margarina, adicionada de outros ingredientes, como inulina, concentrado protéico de soro (WPC) e concentrado de caseína (CMP), as características do produto e a resistência do probiótico a condições simuladas do trato gastrintestinal. Serão produzidos 7 tipos de margarinas, empregando-se um modelo de mistura, onde inufina, WPC e CMP serão as variáveis estudadas. Cada mistura será produzida com dois teores diferentes de gordura: 40 e 60%. Serão realizadas análises físico-químicas (pH, umidade, acidez), análises para caracterização do produto (composição em ácidos graxos, teor de gordura sólida, ponto de fusão e ponto de amolecimento), microbiológicas (contagem de Bifidobacterium animalis Bb-12, coliformes totais, E. coli, bolores e leveduras) e de textura instrumental durante todo o armazenamento refrigerado do produto a 5°C, por até, no máximo, 6 meses. Também será avaliada a aceitabilidade do produto sob o ponto de vista sensorial. Além disso, testes in vitro serão realizados para investigação da resistência do microrganismo probiótico à simulação da passagem através do trato gastrintestinal e para a avaliação do papel da gordura, bem como da inulina, do WPC e do CMP, na proteção desse microrganismo durante esse processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA DE SOUZA, CINTHIA HOCH; GIOIELLI, LUIZ ANTONIO; ISAY SAAD, SUSANA MARTA. Inulin increases Bifidobacterium animalis Bb-12 in vitro gastrointestinal resistance in margarine. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 79, p. 205-212, . (07/59260-0, 06/54843-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Cínthia Hoch Batista de. Desenvolvimento de margarina probiótica e simbiótica: viabilidade do probiótico no produto e resistência in vitro. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

EMULSÃO ALIMENTÍCIA PROBIÓTICA E/OU PREBIÓTICA, SEU PROCESSO DE FABRICAÇÃO E USO PI0802264-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Susana Marta Isay Saad ; Cínthia Hoch Batista de Souza ; Luiz Antonio Gioielli - 11 de abril de 2008