Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do condicionamento termico precoce e do fotoperiodo diario sobre o desempenho e a tolerancia termica de frangos de corte em fase final de criacao.

Processo: 06/54905-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 19 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Renato Luis Furlan
Beneficiário:Bruno Serpa Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte   Termotolerância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicionamento Termico | Frango De Corte | Pair Feeding | Programa De Luz | Tolerancia Termica

Resumo

O presente trabalho será desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do condicionamento térmico precoce (CT) e do fotoperíodo diário sobre o desempenho e a tolerância térmica de frangos de corte em fase final de criação, isolando-se os efeitos da temperatura e do consumo de ração ao condicionamento pela utilização de esquema de alimentação equivalente (pair-feeding). Para tanto serão utilizados 720 frangos machos da linhagem Cobb-500®, distribuídos em um DIC em esquema fatorial 3X2, sendo os fatores CT (aves condicionadas, não condicionadas com consumo de ração ad libitum e aves não condicionadas com consumo restrito) e programa de luz (contínuo e intermitente), totalizando seis tratamentos com quatro repetições de 22 aves cada. Os frangos serão criados em temperatura termoneutra, exceto durante o terceiro dia de vida, quando um grupo será submetido a 35,5ºC por 24 horas (CT). Em seguida, as aves serão alojados sob dois programas de luz distintos. Ente o 35º e 42º dia de vida as aves serão expostas a 31ºC por 6 horas diárias. Semanalmente e imediatamente antes e após os momentos de desafio térmico (3, 35, 38 e 42 dias) as aves terão sua temperatura corporal aferida, seus níveis séricos de hormônios tireoidianos e parâmetros sangüíneos determinados. Será ainda calculado o balanço hídrico das aves durante a semana final de criação. Os dados serão analisados pelo procedimento GLM do programa SAS® e, em caso de diferença significativa, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (5%). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Bruno Serpa. Influência do condicionamento térmico precoce e do fotoperíodo diário sobre o desempenho e a tolerância térmica de frangos de corte em fase final de criação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.