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Tempo de processamento para a leitura e para a nomeação em crianças leitoras e não leitoras

Processo: 05/60488-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Luciene Stivanin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Leitoras | Leitura | Nao Leitoras | Nomeacao | Tempo De Latencia

Resumo

A proposta para o doutorado é uma expansão do projeto de Mestrado a fim de complementar os dados coletados e obter mais informações sobre o desenvolvimento típico e não típico da leitura. Por isso, o título passará de "Tempo de latência para a leitura e para a nomeação em crianças de 2a a 4a séries" para o título exposto acima. No projeto de Mestrado, foi analisado o tempo de latência para a leitura e a nomeação em crianças de 2a a 4a séries. Como complemento, propõe-se a análise do tempo de duração da emissão oral. Serão analisados: influência das características do material tempo de duração da emissão oral; correlação entre o tempo de duração da emissão oral e o tempo de latência;- correlação entre o tempo de duração da emissão oral e a eficiência para as provas; correlação entre o tempo de duração da emissão oral da prova de leitura e o da prova de nomeação. No Mestrado, foram incluídas apenas crianças leitoras. No doutorado, a prova de nomeação será aplicada a crianças não leitoras, com dificuldades específicas no desenvolvimento da leitura, sendo excluídas aquelas com dificuldades mais gerais de aprendizagem. As 96 figuras com balanceamento correspondente às palavras escritas serão apresentadas no centro da tela do computador e as crianças serão instruídas a atribuir o nome à figura. Serão analisados os acertos, o tempo de latência e de duração da emissão oral, os tipos de resposta e as correlações entre as diversas variáveis. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIENE STIVANIN; CLAUDIA INES SCHEUER. Tempo de latência e características da nomeação de figuras de crianças com transtorno da leitura. Rev. bras. educ. espec., v. 13, n. 2, p. 189-204, . (05/60488-0)
LUCIENE STIVANIN; CLAUDIA INES SCHEUER; FRANCISCO BAPTISTA ASSUMPÇÃO JR. SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 407-413, . (05/60488-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STIVANIN, Luciene. Tempo de processamento para a leitura de palavras e para a nomeação de figuras em crianças leitoras e não leitoras. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.