Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem estocastica para difusao de informacao por agentes epidemicos em grafos.

Processo: 06/04524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Pesquisador responsável:Luiz Renato Gonçalves Fontes
Beneficiário:Pablo Martin Rodriguez
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transição de fase   Processos estocásticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelagem Estocastica | Modelo Epidermico | Parametro Critico | Teorema Da Forma | Transicao De Fase | Modelagem estocástica

Resumo

Estudamos um processo de crescimento através de conjuntos aleatórios de vértices de um grafo, como forma de modelar a dinâmica microscópica de um processo epidêmico. Agentes inicialmente inativos, depois de ativados (infectados, informados) atuan sobre uma vizinhança de forma aletória (raio de ação, infecção) que pode depender de fatores como o vértice onde está o agente, da eficiência de sua ação em termos de atuar sobre vértices que ainda não foram atingidos ou simplesmente do valor de uma quantidade aleatória, independente do percurso desenvolvido. Inicialmente há um agente em cada vértice do grafo, estando todos inativos, exceto aquele colocado na raiz, um vértice escolhido do grafo. O agente ativo, atua sobre uma vizinhança aleatória de vértices do grafo. Quando um agente ativo atua sobre um inativo, este último se ativa.O objetivo deste projeto é obter o teorema da forma e outros resultados assintóticos, além da localização e análise de parâmetros críticos. Estudaremos este modelo em estruturas conhecidas como árvores e a rede hipercúbica, tendo em vista a distribuição dos conjuntos aleatórios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEBENSZTAYN, E.; RODRIGUEZ, P. M.. The disk-percolation model on graphs. Statistics & Probability Letters, v. 78, n. 14, p. 2130-2136, . (06/04524-0, 05/04001-5)