Busca avançada
Ano de início
Entree

Procedimento go/no-go com estimulos compostos para estabelecer relacoes condicionais emergentes em criancas diagnosticadas com autismo.

Processo: 06/05628-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Paula Debert
Beneficiário:Cássia Leal da Hora
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Condicionamento (psicologia)   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Atipico | Discriminacao Condicional | Equivalencia De Estimulos | Estimulos Compostos | Procedimento Go No Gp | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

O procedimento matching-to-sample tem sido amplamente utilizado para o estabelecimento de relações condicionais emergentes. Alguns dos parâmetros deste procedimento podem prejudicar o estabelecimento de relações emergentes no caso de animais e pessoas com desenvolvimento atípico. Entre eles, há a o controle do responder pela posição em que os estímulos são apresentados, pois estímulo condicional e estímulos discriminativos são exibidos em posições espacialmente distintas no procedimento de MTS. O procedimento gono-go com estímulos compostos se mostrou eficaz na produção de relações condicionais emergentes em participantes humanos com desenvolvimento típico. O presente estudo tem por objetivo verificar a possibilidade deste procedimento estabelecer relações condicionais emergentes em crianças diagnosticadas com “autismo” sem a produção de controle pela localização dos estímulos. Durante o treino, respostas emitidas na presença de certos estímulos compostos (A1B1, A2B2, B1C1, e B2C2) serão seguidas por conseqüências reforçadoras; respostas na presença de outros compostos (A1B2, A2B1, B1C2 e B2C1) não serão. Durante os testes de relações condicionais emergentes em extinção, novas configurações serão apresentadas (A1C1, A2C2, C1A1, C2A2, A1C2, A2C1, C1A2 e C2A1). Respostas emitidas apenas na presença dos compostos A1C1, A2C2, C1A1 e C2A2 indicarão a emergência de relações condicionais não diretamente treinadas. Outros padrões de respostas poderão indicar controle de estímulos por apenas um dos elementos dos compostos. Caso isso ocorra, será conduzida uma avaliação de um procedimento de correção para eliminar o controle de estímulos restrito.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HORA, Cássia Leal da. Procedimento go/no-go com estímulos compostos e relações condicionais emergentes em crianças com autismo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.