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A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat

Processo: 07/01637-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Mariza Benedetti
Beneficiário:Suzi Marques Spatti Cavalari
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de línguas | aprendizagem em tandem | auto-avaliação | Ensino e aprendizagem de línguas

Resumo

O regime de aprendizagem de línguas em tandem a distância envolve o esforço colaborativo entre falantes nativos de diferentes línguas para ensinarem um ao outro sua língua materna (LITTLE e BRAMMERTS, 1996). Para o propósito acima mencionado, ambos os membros de um par interagente desempenham, em momentos alternados, as funções de aprendiz e tutor das línguas em questão e, assim, têm a responsabilidade de identificar as necessidades de aprendizagem do seu parceiro de tandem, bem como trabalhar no sentido de que suas próprias necessidades sejam também contempladas (TELLES, 2006). Tal experiência, portanto, tem um caráter, ao mesmo tempo, colaborativo e autônomo, o que pressupõe o desenvolvimento, no aprendiz, de um senso de responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, a auto-avaliação se destaca como importante agente promotor de reflexões, auxiliando o aluno a definir suas metas de aprendizagem e a monitorar o processo para alcançá-las (SRIMAVIN e DARASAWANG, 2004). Este trabalho apresenta uma proposta de investigação do processo de auto-avaliação, enquanto perspectiva do aprendiz sobre sua própria aprendizagem. A proposta se caracteriza, assim, como uma pesquisa interpretativista, de cunho etnográfico (CAVALCANTI e MOITA LOPES, 1991) e, de uma maneira mais específica, pretende investigar (i) os objetivos e as motivações que levam os alunos de um curso de formação de professores a se engajarem em um contexto de aprendizagem de línguas em tandem a distância e (ii) em que critérios esses alunos se baseiam ao avaliarem sua aprendizagem.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALARI, Suzi Marques Spatti. A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.